ESTADO. As matrículas para os cursos técnicos do programa CaTec abriram nesta quarta-feira (21), às 08h. Os responsáveis pelos estudantes de 2ª e 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino terão até às 17h desta sexta (23), para realizar o cadastro, exclusivamente online, pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br. As aulas dos cursos técnicos serão no contraturno do Ensino Médio e iniciarão no mês que vem.
Quem não possuir as ferramentas eletrônicas para realizar a matrícula poderá fazê-la diretamente na sua escola, a partir de hoje (21) até às 17h de sexta (23). Vale lembrar que os responsáveis ou o candidato maior de idade deverão ter obrigatoriamente o cadastro no site gov.br.
A lista contendo o número de inscrição, o nome do candidato e a etapa na qual se inscreveu estarão fixados na escola, em local visível, e também no site Matrícula Online. O sorteio das vagas será eletrônico e está previsto para a próxima segunda-feira (26).
Depois do resultado do sorteio, caberá aos responsáveis legais pelos candidatos efetuarem a matrícula, entre a segunda (26) e quarta-feira (28), impreterivelmente, de forma presencial, no horário de funcionamento da escola em que o estudante foi sorteado. Os documentos necessários estão disponíveis no edital.
“Nossas 728 escolas estaduais de Ensino Médio foram autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação a ofertar vagas em cursos técnicos. Era um desejo do governador Jorginho Mello possibilitar que os estudantes da Rede Pública Estadual realizassem cursos técnicos de qualidade em suas escolas. E agora, com o CaTec, o estudante sai do Ensino Médio com o seu diploma de conclusão e até duas certificações técnicas”, explicou a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
Os estudantes matriculados irão receber alimentação e aqueles com direito ao transporte escolar serão beneficiados. Até o fim de 2024, serão disponibilizadas 40 mil vagas em cursos técnicos para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.
Cada escola, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que irá ofertar. São 10 cursos técnicos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 800 horas e duração de um ano: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio e Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, e Transações Imobiliárias.
O investimento neste primeiro ano de programa será de R$ 200 milhões.