SÃO BENTO DO SUL. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14) no gabinete do prefeito, após intensa análise dos números e diálogo com o sindicato da categoria, foi definido que o reajuste nos salários dos servidores do município será de 5% em 2024. Referente ao vale-alimentação, o aumento do mesmo foi efetuado antecipadamente, em dezembro de 2023, passando de R$ 500 para R$ 600.
O índice observado para a formulação destes reajuste é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi divulgado no último sábado (10), com 3.82% de aumento.
Deste modo, além da reposição, os servidores municipais receberão, ainda, mais 1.18% de ganho real em seus vencimentos.
“O ganho real dos nossos servidores nos últimos três anos atinge agora 5%, além da reposição inflacionária. Observando que em 2021 não foi possível aplicar este aumento, devido ao decreto federal que esteve vigente na pandemia”, lembrou o secretário de Finanças, Rodrigo Schumacher.
A responsabilidade quanto à saúde das contas públicas é considerada para que se faça o estudo de impacto na folha de pagamento, respeitando o limite de alerta, que não pode ultrapassar 48,6% da receita corrente líquida.
“A administração municipal tem o compromisso de valorizar os servidores públicos, sempre observando o potencial de arrecadação e o impacto que estes investimentos podem ter ao longo dos anos. Através do trabalho técnico contábil e jurídico, atestamos que os 5% hoje são possíveis. Assim, entregando ganho real ao poder de consumo do trabalhador”, explicou o prefeito Antonio Tomazini.
Data Base
Em 2021 a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais debateram para que fosse alterada. A fim de se possibilitar que o pagamento das reposições fosse efetivado também no ano de eleições municipais, respeitando a legislação eleitoral, a Data Base desde então é conferida no mês de fevereiro.