SÃO BENTO DO SUL. Mesmo antes do início das aulas nas escolas, os atletas da Associação São Bento de Basquete da Fundação Municipal de Desportos (ASBB/FMD) se reapresentaram na última semana para os treinamentos, visando mais uma temporada competitiva.
No dia primeiro, quinta-feira (1), os treinos foram realizados no ginásio da EBM Adélia Lutz, para os atletas de 14, 15 e 16 anos, de ambos os naipes. Na sexta-feira (2), a categoria Sub-13, feminino e masculino treinou no ginásio da EBM Baselisse Carvalho Ramos Virmond.
Os treinos neste primeiro mês visam a preparação físico-técnica dos atletas que retornaram do período das férias.
“Este ano será muito mais desafiador, pois, devido as obras de revitalização, não temos disponível o Ginásio Annes Gualberto para treinamentos e jogos. Desta forma, os treinos estão todos deslocados para as escolas, demonstrando parceria da Educação com o esporte da nossa cidade”, explicou o professor Ismael Rodrigues Conde, treinador das equipes Sub-15 e Sub-16 e presidente da ASBB.
Ismael ainda pontuou sobre o importante apoio que a ASBB passa a contar.
“Em compensação, estamos recebendo um importante apoio da empresa Famossul, que nos dá maior tranquilidade na gestão da associação. Bem vinda, Famossul! Agradecemos o incentivo e o desejo de estar conosco ombro a ombro contribuindo na formação de nossos atletas”, concluiu.
No primeiro contato, os atletas foram incentivados a darem o melhor, assumindo compromisso de assiduidade, principalmente por ser uma modalidade coletiva em que um depende do outro.
“Nosso objetivo é continuar o aprimoramento físico, incluindo a preparação técnica, lapidando a execução dos fundamentos do jogo”, declarou o professor Gilmar Cirino Andalício, treinador das equipes Sub-12 e 13.
Gilmar também comentou que alguns atletas ainda estão para integrarem os treinamentos.
“Aguardamos ainda outros(as) atletas que fazem parte das equipes e que ainda não se apresentaram”, comentou a estagiária de educação física, Cimara dos Santos Schreiner.
Como no ano passado, aconteceram algumas baixas por desistências e por transferências para outras equipes. Por outro lado, estão chegando novos atletas com potencial e alguns que haviam desistido durante a temporada passada estão retornando. Algumas equipes treinarão de quatro a cinco vezes por semana, para alcançar a melhor performance competitiva possível.
As equipes iniciantes treinarão duas a três vezes por semana. A ASBB/FMD tem como objetivo formar equipes para as disputas dos Campeonatos Estaduais (Masc. e Fem.) e OLESC (Masc. e Fem.).
Há ainda o compromisso da equipe Sub 13 Masc de disputar o Sul brasileiro de Clubes, tendo sido Campeão Estadual Sub 12 em 2023. A agenda de treinos informa as turmas por categoria e naipe e é publicada semanalmente nas redes sociais da associação.