SÃO BENTO DO SUL. A prefeitura, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), realizou nesta quarta-feira (20) o pagamento aos participantes do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Em 2023, 40 propriedades foram cadastradas no PSA.
O pagamento é feito aos proprietários que apresentam ações de conservação do meio ambiente na área de influência do programa. É um trabalho importante para a preservação da água, a fim de garantir o abastecimento público futuro e a preservação do meio ambiente com ações que beneficiam os moradores de São Bento do Sul e região.
O prefeito Antonio Tomazini destacou a participação das 40 propriedades no projeto.
“Parabéns por participarem e auxiliarem na preservação do nosso meio ambiente”, comentou.
O Programa Produtor de Água do Rio Vermelho já está em vigor desde 2011 com ganhos ambientais reconhecidos. É o primeiro programa implantado no estado, com premiações reconhecidas ao nível de estado, federação e internacional.
Como participar
Os interessados devem participar do edital de chamamento, que acontece todo ano. Além disso, é necessário assinar o contrato de compromisso e estar disposto a conservar e melhorar as condições ambientais.
Além disso, quem for inscrito no PSA no ano interior, deverá se inscrever no ano seguinte, dando continuidade.
O pagamento é anual, com base na tabela de valoração com reconhecimento de boas práticas socioambientais. A lista de pontuação alcançada pelo participante é convertida em um cálculo matemático em valor econômico.