RIO NEGRINHO. O seguidor Edson Plazido, servidor público da prefeitura, foi vítima de um golpe pelo WhatsApp. Ele informou o caso à reportagem aqui do Nossas Notícias na tarde de hoje (29), e lamentou o ocorrido.
“Alguém está usando este número, que não é meu, para entrar em contato com pessoas da cidade, pedindo doações e dinheiro. Peço para que todos fiquem alertas e não façam nenhum tipo de PIX, transferência ou qualquer outro tipo de depósito”.
A reportagem aqui do Nossas Notícias aproveitou o tema e procurou o delegado Rubens Passos de Freitas, que em outras matérias já comentou sobre o alto número de boletins de ocorrências registrados na cidade com relação a golpes pela internet.
Ele compartilhou algumas orientações para vítimas do mesmo tipo de situação enfrentada por Plazido. Confira:
1 – Registre ocorrência no site da Polícia Civil
2 – NÃO TROQUE MENSAGENS COM OS GOLPISTAS. Isso só aumentará a chances de você cair em outro golpe
3 – Compartilhe em suas redes sociais e contatos que há um número se passando por você no whatsapp
4 – Dentro do aplicativo Whatsapp, clique sobre o número falso e selecione a opção “denunciar contato”. Peça a seus conhecidos que façam o mesmo
5 – Envie um email denunciando o perfil para support@whatsapp.com
“Não é preciso trocar o chip”
Para quem tem dúvidas com relação ao que fazer após sofrer este golpe, o delegado lembrou que nesse caso em específico, o autor está utilizando outro número que não possui nenhum vínculo com o do titular.
Como os golpistas conseguem os contatos ?
Através de grandes vazamentos de dados na internet ou de consulta de sistemas de análise de crédito. Suas contas provavelmente não foram acessadas. Em caso de dúvida, troque as senhas de suas contas envolvidas.