RIO NEGRINHO. Partindo do princípio de que o esporte é um dos instrumentos mais importantes na transformação social e como tal, merece atenção de todos, foi aprovado recentemente na Câmara de Vereadores o projeto que institui a premiação “Atleta Destaque”.
A ideia da homenagem para os atletas que se destacaram ao longo do ano nas suas respectivas modalidades partiu do vereador Manoel Alves Neto, o Maneco (UB), autor do projeto. A proposta ainda recebeu uma emenda do presidente do legislativo, Cássio Alves, o Cassinho (PSD).
“Tal iniciativa bastante simples tem como ponto fundamental o incentivo aos nossos atletas, através da homenagem em sessão solene, pois todos somos sabedores das dificuldades que encontra quem se dedica ao esporte”, destacou Maneco em sua justificativa.
“O esporte sempre foi uma das minhas bandeiras e esse projeto visa premiar os atletas do município. É tão difícil fazer esporte, conseguir apoiadores, e essa iniciativa visa homenagear nossos atletas. Parece pouco, mas o atleta se sente valorizado”, complementou ainda o parlamentar.
Já Cassinho explicou que a emenda modificativa do projeto foi construída para ampliar as oportunidades aos atletas locais, mesmo para os que não disputam competições municipais, mas desde que representem a cidade através do esporte.
São cinco as categorias que contemplarão o prêmio: Melhor Atleta do Ano, Atleta Revelação do Ano, Melhor Equipe do Ano, Prêmio Incentivo ao Esporte, concedido a quem reconhecidamente apoiou o esporte no ano e Melhor Paratleta do ano.
Conforme Maneco, a homenagem será feita em sessão solene realizada pela Câmara Municipal em fevereiro de 2024 e a premiação será simbolizada por um certificado emitido pelo Legislativo.
“A cerimônia ia ser em dezembro mas devido às fortes chuvas e enchentes que ocorreram durante todo outubro deste ano, vários jogos da Fundação Municipal de Esportes foram remarcados e por isso a data da premiação também foi adiada”, explicou Maneco à reportagem aqui do Nossas Notícias.
Ainda de acordo com a proposta, cada vereador poderá indicar um atleta de cada categoria para concorrer ao prêmio.
A escolha dos premiados será feita através de comissão própria, que será criada pela Mesa Diretora imediatamente após a finalização do prazo para indicação de atletas e deverá ser
composta por: três profissionais de Educação Física, preferencialmente de outras cidades; pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes e por um servidor da Câmara de Vereadores.