RIO NEGRINHO. Desenvolvido pelo professor Felipe Fernando Fossile nas escolas Professora Aurora Siqueira Jablonski, EMEJA Professor Alberto Tomelin e Professor Ricardo Hoffmann, o trabalho “Geometrizando o Cotidiano” foi um dos vencedores do concurso Professor Destaque, iniciativa da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, através da Escola do Legislativo.
Felipe falou à reportagem aqui do Nossas Notícias um pouco mais sobre a iniciativa vencedora.
“O trabalho foi elaborado com o objetivo de destacar a matemática ao ampliar a aprendizagem e a capacidade de compreensão dos alunos ao estudar o tema de geometria dando ênfase na simetria. Uma forma diferenciada ao ensinar, por meio de estudo e técnicas de aprendizagem, que tem por finalidade a maximização do conhecimento geométrico, estimulando a criatividade e o desenvolvimento matemático”, destacou.
Segundo ele o trabalho aconteceu em três etapas: a confecção de camisetas com estampas de criação de autoria própria dos alunos, empregando conceitos de sustentabilidade ao reutilizar-se camisetas usadas, reaproveitando e conscientizando também sobre a questão ambiental; uma nova decoração para um ambiente escolar utilizando formas geométricas; e a confecção de trabalho sobre raciocínio lógico-matemático, utilizando a repetição de figuras simétricas.
“Foi proposto aos alunos, primeiramente na Escola Aurora Siqueira Jablonski, de trabalhar com geometria de forma diferenciada, ligando à sustentabilidade. Foi pedido para cada aluno escolher uma camiseta já utilizada antes, uma camiseta velha, desbotada, e a gente criou uma nova estampa com formas geométricas, trabalhando padrões e simetria, através dessas estampas”, detalhou.
“Na Escola Professor Ricardo Hoffmann foi escolhido um espaço que estava pouco sendo utilizado pelos alunos e que foi redecorado, no caso o pátio das mesinhas de estudo dos alunos. Eles tiveram o intuito de criar um projeto, fazer um esboço primeiramente de como que eles gostariam que ficasse o espaço que os agradasse e com o tema principal sendo a geometria”, disse.
Já o terceiro projeto, conforme o professor, foi elaborado na EMEJA, com jovens e adultos e trabalhou um conteúdo de simetria com a confecção de jogos para auxiliar na educação de forma significativa para cada aluno.
Sobre o concurso
O Concurso Professor Destaque tem a finalidade de valorizar os profissionais da educação, nas suas diversas categorias, além das práticas de sucesso que acontecem em nossas Redes Municipal, Estadual e Privada diariamente.
“Sabemos da importância de uma educação de qualidade. É o que buscamos e é no que acreditamos como fundamento para a formação de um cidadão participativo e agente transformador. E para que tudo se torne possível, precisamos de profissionais competentes, criativos e comprometidos com o desenvolvimento de nossos alunos”, destacou a Câmara de Vereadores em texto oficial.
Ainda conforme o Legislativo, o concurso é o reconhecimento e valorização dos profissionais da educação que diariamente além de suas atividades do cotidiano, se dedicam e produzem boas práticas, muitas delas inovadoras; que transformam a vida dos alunos em sua jornada educacional e que merecem serem divulgadas e premiadas, pois são um verdadeiro sucesso.