Oftalmologista reforça a importância de os motoristas cuidarem da saúde ocular
Dia 25 de setembro é comemorado no Brasil, o Dia Nacional do Trânsito, além de promover um maior humanismo nas ruas a data vale também como alerta para a população sobre a importância de uma boa visão como pilar fundamental da segurança no trânsito.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,25 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito e mais de 50 milhões ficam gravemente feridos em todo o mundo a cada ano. Conforme a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), uma das principais causas de acidentes são consequências muitas vezes de problemas de visão.
Segundo o Dr. Thiago Amorim, oftalmologista no Dr. Vis Centro Oftalmológico, a segurança no trânsito, começa com uma boa visão, que é um dos sentidos mais importantes para a tomada de decisões quando se está dirigindo, já que envolve não apenas os condutores, mas também ciclistas e pedestres. “Para uma direção segura, é importante manter a saúde ocular em dia. A correção dos erros refrativos, seja com óculos ou lentes de contato, são fundamentais”, afirma o médico.
Fique atento aos sinais
Existem alguns sinais que permitem identificar se é hora de o motorista procurar um oftalmologista. São eles: não conseguir ler algumas placas do trajeto; apertar os olhos para ler; apresentar sensibilidade a claridade (fotofobia); dores de cabeça frequentes.
Cirurgia refrativa
Para pessoas que não se adaptam aos óculos e lentes de contato, o Dr. Thiago explica que a cirurgia refrativa pode ser uma opção. “Esse é um dos procedimentos mais avançados na correção dos erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia), melhorando assim a qualidade de visão e eliminando ou reduzindo a necessidade do uso dos óculos ou das lentes de con