
RIO NEGRINHO. Na noite desta segunda-feira (21), os vereadores aprovaram o projeto que reconhece o Observatório Social como de utilidade pública.
Com isso, os voluntários da organização pretendem realizar algumas ações na cidade, como a Semana da Cidadania, em novembro e também captar recursos para manutenção e expansão das atividades, conforme explicou a advogada Geórgia Bleyer, presidente da organização, à reportagem aqui do Nossas Notícias. Ela também disse que uma das metas é ampliar o número de voluntários ativos.
Atualmente são mantenedores do OS: Acirne, Rotary Clube Rio Negrinho, Escritório Contábil Zipperer, Bleyer & Bleyer Advocacia, Sicoob e Centro Comunitário do Industrial Norte.
Dentre os objetivos do OS estão o monitoramento de compras públicas, indicadores de gestão pública e educação fiscal.
O reconhecimento oficial como de utilidade pública permitirá que a entidade também possa pleitear recursos públicos junto a esfera municipal, estadual e federal. Vários vereadores se manifestaram sobre a iniciativa.
Rodrigo dos Santos, o Dido destacou que os projetos de utilidade trazidos para a casa são importantes para a comunidade e em breve deverão trazer muitos resultados. Segundo ele, o Observatório Social é uma entidade que vem buscando colaborar com a transparência e fiscalizar os processos públicos.
Alessandra Cristofolini lembrou que o Observatório Social foi responsável por contribuir com a articulação para a obtenção da sede da Defesa Civil.
“Foi através de uma indicação do Observatório Social, mais a movimentação da gestão pública. Além disso, o Observatório traz uma cultura cidadã que vai contribuir para a gestão publica”, frisou.
Roseli Zipperer do Amaral acredita que uma vez reconhecido como de utilidade pública, a entidade possa conseguir também mais voluntários para o desenvolvimento de suas ações. Arlindo André da Cruz, o Piska, parabenizou a entidade por ser sinônimo de idoneidade e destacou a importância também da comunidade saber melhor como o OS funciona.
Ineir Miguel Mittmann, o Kbelo, lembrou que a iniciativa de buscar ser de utilidade pública é um direito de qualquer entidade que cumpra com os requisitos para tal, mas que o maior reconhecimento é pelo trabalho que o Observatório Social faz na cidade.
“É uma entidade que está de olho no que está acontecendo na sociedade, em especial no que é feito pelo poder público, para que partir dai possa tirar decisões suprapartidárias”, citou.
O presidente do legislativo, Cássio Alves, o Cassinho, também aproveitou para agradecer a todos que contribuem de forma voluntária para o desenvolvimento do município, através da entidade e que, desta forma, estão no exercício da cidadania e com representatividade para o bom andamento da gestão pública.





