ESTADO. “O que eu mais gosto na escola é que quando eu venho, posso ver meus amigos e aprender coisas novas, não só conteúdo, mas coisas que eu levo pra vida, pra minha casa e pra minha família”.
É assim que a estudante Maria Clara Candançan Gomes, do sexto ano do ensino fundamental, define seu dia a dia na EEB Irineu Bornhausen, de Florianópolis.
Ao todo, Santa Catarina tem mais de 525 mil estudantes, divididos em 1053 escolas do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.
O dia do Estudante é comemorado nacionalmente neste 11 de agosto. A data é comemorada desde 1827, quando Dom Pedro I autorizou a criação de duas faculdades no Brasil. Para celebrar o dia, algumas escolas catarinenses estão realizando programações especiais com atividades lúdicas para os estudantes.
No segundo ano do ensino fundamental, Maria Eduarda da Silva Machado já tem uma disciplina favorita, português. Quando crescer, sonha em ser cantora.
“Eu gosto da professora, dos diretores, dos alunos e dos auxiliares porque eles são legais e ajudam as crianças a ter mais aprendizado e a melhorar seu comportamento”, define ela sobre a escola.
O Governo do Estado garante que está implementando diversas medidas para melhorar a qualidade de ensino dos estudantes, desde melhorias de infraestrutura nas escolas, quanto a valorização do quadro profissional e melhorias pedagógicas. As medidas também incluem o fomento à participação das famílias no dia a dia da escola, impactando toda a comunidade escolar.
“Desde o início do ano, realizamos a escuta ativa e sensível de profissionais da educação, estudantes e famílias. Nosso objetivo é nos aproximarmos cada vez mais para poder identificar as principais dificuldades e planejar melhorias. Estamos adequando o currículo do Novo Ensino Médio, por exemplo, à realidade das nossas escolas e dos estudantes e, em parceria com os municípios, intensificando a alfabetização no processo de ensino e aprendizagem. Fizemos uma parceria com a Celesc e a Acafe para melhorar a rede elétrica de mais de 700 escolas e muito mais”, destaca a Secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders.