Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Comissão Avaliadora aprova Autorização de Funcionamento do curso de Medicina da Universidade do Contestado no campus Porto União

REGIÃO. O campus da UnC em Porto União recebeu na última semana a Comissão Avaliadora in loco, com vista a Autorização de Funcionamento do curso de Medicina, composta pelos professores Doutor Oscar Alves e Doutor Nicolau Fernandes Kruel, recebendo o conceito Muito Bom, seguindo agora ao CEE/SC para aprovação e encaminhamentos legais.

A avaliação, obedecendo às orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, relata o atendimento a todos os requisitos legais e normativos, bem como aos referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação.

Conforme a universidade, todas as etapas foram cumpridas para garantir os meios necessários para ofertar um curso com qualidade acadêmica em sala de aula, com práticas em laboratórios de última geração, e professores qualificados.

A UNC informou também que investiu, nesta fase inicial, R$ 5 milhões em infraestrutura, equipamentos e insumos, se constituindo como referência na área com ambientes inovadores e com alta tecnologia no complexo de medicina do campus Porto União.

À Comissão foram apresentados a projeção dos ambientes de ensino destinados a uma aprendizagem de qualidade com o uso de Simuladores Ultra Realísticos; Cadáver Humano Sintético, que mimetiza as estruturas anatômicas em textura, densidade e elasticidade; Plataforma Multidisciplinar 3D e Laboratório de simulação e habilidades clínicas, que permitem o estudo integrado das disciplinas curriculares por meio de práticas em simulador Harvey com atendimento ao suporte básico e avançado, dentre outros recursos disponíveis.

A biblioteca física e virtual, por sua vez, disponibiliza um acervo de mais de 35 mil exemplares e o Sistema EBSCO, que dá acesso a milhares de artigos científicos do mundo todo.

Para o Reitor Luciano Bendlin, o curso de Medicina traduz a principal missão da Universidade do Contestado: transformar vidas. Dos acadêmicos, das famílias, da região.

“A UNC investe em cursos da área de saúde porque sabe de seu compromisso com a sociedade brasileira”, salientou.

Para a vice-Reitora Solange Sprandel da Silva, o curso de Medicina é o resultado de um planejamento bem executado pela gestão, iniciado em 2014, onde foram priorizadas, dentre as áreas do conhecimento, a área da saúde, incluindo o curso de medicina, planejado cuidadosamente.

A Universidade do Contestado enfatizou que segue em sua trajetória em prol da saúde, cuja expertise aprimorou-se em medicina, com o primeiro curso autorizado em 2017 no campus UNC Mafra, reconhecido com conceito muito Bom. A formatura da primeira turma será realizada em 30 de junho deste ano. Em 2022, com o segundo curso de Medicina, no campus Concórdia, obteve conceito muito bom de autorização. Em 2023, o curso se estabelece na UNC campus Porto União.

Para a universidade, o resultado da Avaliação para Autorização de Funcionamento para o Curso de Medicina, ratifica os propósitos da gestão da Universidade do Contestado iniciada em 2014 planejada até 2030, evidenciados nos resultados obtidos e da legalidade seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *