Os quatro integrantes da delegação de Jardinópolis que participaram dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI) em São Bento do Sul estavam hospedados no Hotel das Araucárias, em Rio Negrinho, juntamente com delegações de Catanduvas e Planalto Alegre.
A comitiva de Jardinópolis saiu do hotel por volta das 11h deste sábado (27), com a intenção de voltar para suas casas. Porém, por volta das 15h30, quando passavam por trecho da PRC 280, em Palmas (PR), sofreram um acidente. Das quatro pessoas, apenas uma sobreviveu e está na UTI.
As vítimas fatais são Mafalda Klassmann, Hortencila Nadaleti Maria e Alencar Maria. Hortencila era mãe de Alencar. Ela e Mafalda participaram das competições de truco e Alencar dirigia a Spin da prefeitura de Jardinópolis, que transportou o grupo para São Bento do Sul. O veículo colidiu com uma caminhonete.
Com eles estava também Vanderlei César Vieira, Secretário de Esportes, Cultura e Turismo do município. A primeira informação que a prefeitura recebeu foi de que ele teria morrido no acidente, porém a administração atualizou a publicação em seu Facebook oficial no final da noite de sábado. Vanderlei está na UTI do Hospital de Palmas. Essa é a informação atualizada até o início desta manhã (28).
Proprietária do hotel, Denise Tureck declarou que toda equipe da empresa está bastante abalada.
“Eles chegaram na quarta-feira (24). Tinham reservado a noite de sábado também, pois planejavam sair só hoje, domingo. Mas resolveram já ir ontem porque elas disseram que perderam o jogo e não iam mais participar da competição. Todos pessoas muito simpáticas, muito gentis. Toda equipe do hotel está consternada e se solidariza com as famílias”, destacou.
“Convivemos com eles por três dias. O Vanderlei estava ansioso para ver a filhinha de 2 anos, disse que nunca tinha ficado tanto tempo longe dela. As ‘duas meninas’, Mafalda e Hortencila, como ele chamava elas, eram muito queridas. Elogiaram muito o hotel porque tínhamos colocado elas no apartamento no andar de baixo mas como uma delas tinha problema de locomoção, aí trocamos para o de cima. Ela agradeceu muito “, lembrou.
Fernanda Roberto, colaboradora do hotel, foi uma das últimas pessoas que falou com o grupo.
“Ainda em conversa com o Vanderlei, falei para eles aproveitarem a última diária para passear. Mas ele comentou que queria ver a filha. Demos um aperto de mão e agradeci pela parceria. Já na saída, a dona Mafalda e a dona Hortencila, agradeceram nosso atendimento. Todos os finais de tarde quando eles retornavam dos jogos, eu esquentava água, elas sentavam aqui para tomar chimarrão e eu até tomava junto!”, relembrou.
A reportagem aqui do Nossas Notícias também conversou com Evandro Klasman, genro de Mafalda, de 71 anos. Ele disse que a família ficou sabendo do acidente por volta das 21h.
“Estamos indo para Pato Branco, de onde o IML vai liberar os corpos”, falou.
Conforme Klasman, Mafalda tinha um casal de filhos e seu filho, que mora em São Paulo, está em viagem para Jardinópolis, de onde fará suas despedidas da mãe.
“Fazia um tempo que ela jogava, sempre gostou de jogos”, comentou.
A reportagem aqui do Nossas Notícias conversou ainda com Catiane Bachi, nora da Hortencila e cunhada do Alencar e com Nadia Maria Nadaleti, cunhada da Hortencila e tia de Alencar.
Catiane contou que dona Hortencila tinha 66 anos e Alencar, 36. Ele não era casado e não tinha filhos. Ela era mãe de três filhos, sendo Alencar o mais novo.
“Eles estavam muito empolgados quando saíram daqui. O Alencar trabalhava na Saúde e era para outro motorista levar o grupo para São Bento do Sul, mas daí ele conversou com esse colega e disse que queria levar a mãe nessa competição”.
Ela contou ainda que a família só soube das mortes por volta das 19h30, através de uma enfermeira que trabalha no hospital em Pato Branco. O acidente, conforme lhe informaram, foi às 15h30.
Nádia, bastante abalada, assim como os demais familiares, falou sobre o significado que mãe e filho tinham para todos com quem conviveram.
“Eram pessoas simples, amigas, de sorriso fácil e que contagiavam a todos com sua luz e alegria! Permanecerão eternizados em nossos corações!”.
A prefeitura de Jardinópolis pediu orações para a recuperação de Vanderlei.
“Que Deus dê forças para o nosso amigo se recuperar”, enfatiza o texto do comunicado oficial.
Conforme a administração, os corpos serão velados no Clube Comunitário. A Funerária Nossa Senhora Aparecida está atendendo as famílias e em breve divulgará os detalhes sobre o velório e sepultamento.
“Sentiremos a falta destes guerreiros que estavam representando nosso município. Reiteramos nossos sentimentos aos familiares, nosso coração está partido”, finaliza o texto.
LEIA TAMBÉM: