MAFRA. O vereador Vanderlei Peters, o Vande da Farmácia, como é mais conhecido, junto com os demais parlamentares, foi o autor de uma Moção de Aplausos pelo ato heroico e altruísta do jovem Renan Pires Carneiro da Cunha, estudante do curso de medicina da Universidade do Contestado (UnC). A cerimônia aconteceu no
No dia 8 de março deste ano, quando estava indo para casa com um amigo, Renan percebeu que uma residência estava em chamas, adentrou no local para salvar uma vida. A casa, que foi totalmente destruída pelas chamas, ficava na rua Dom Pedro II, no bairro Buenos Aires.
Durante a ocorrência, algumas pessoas em frente à residência estavam altamente desesperadas, e a reação imediata de rapaz foi a de prestar ajuda. Ele arrombou a porta e entrou em meio à fumaça e chamas.
Enxergou ao chão um pé, o qual seguiu e encontrou o corpo caído que, ao tentar puxá-lo, a pele grudou em sua mão devido ao calor. Levantou-se e tentou tirar os móveis, onde acabou inspirando muita fumaça, deixando-o desnorteado e tonto.
Ainda assim ele teve ciência de que não poderia sair sem retirar a pessoa, mesmo que fosse para retomar o fôlego e voltar.
Ele, na época, contou que fez o esforço necessário para retirar o idoso da casa e, ao tirá-lo, começou a sentir náuseas e passar mal, sendo encaminhado ao hospital para receber cuidados após o salvamento. Fatalmente, o idoso morreu semanas depois de ser internado.
O ato de bravura, explica Vande da Farmácia, com quem a reportagem aqui do Nossas Notícias conversou, demonstra um exemplo de solidariedade e coragem, onde sua ação exemplar resultou em salvar uma vida em uma situação de emergência.
“É com imenso orgulho que a Câmara Municipal prestou sua homenagem pelos atos nobres e dignos de elogios do Renan. Além disso, sou muito amigo da família do falecido na tragédia e conversando com familiares, acho que a moção não é nada comparado a bravura dele, pela atitude, pela história que eles nos contou. É uma história que emocionou não só os vereadores mas toda população, a história dele é para ser contada em todos os sentidos”, cita o parlamentar.
“O Renan ficou muito feliz e tenho certeza que ele está no caminho certo, sendo estudante de medicina da UnC. É uma pena que a pessoa que ele tirou das chamas ficou um mês na UTI e acabou falecendo devido as queimaduras, e também por conta da idade. Mas o que mais importa foi a atitude dele, ele foi um anjo que deixou a família na esperança, já que puderam visitar o pai. Isso foi muito gratificante, ele é um exemplo de pessoa e merecedor de todos os aplausos”, encerra.
No dia 15 de março, a reportagem aqui do Nossas Notícias publicou um vídeo, com o próprio Renan explicando detalhes do que aconteceu. Clique aqui para assistir.