SÃO BENTO DO SUL. Um grande público esteve no Autódromo Municipal Lourenço Schreiner, no fim de semana (20 e 21), para acompanhar a 1a etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Velocidade na Terra, organizado pelo São Bento Motor Clube. Mais de 60 carros aceleraram na pista nas categorias Marcas, Stock e Turismo, propiciando um grande evento para os amantes da velocidade.
Um dos diferenciais da competição nacional é o seu formato de disputa, que traz emoção até a última volta. Ao longo do fim de semana, além dos treinos livres e classificatórios, foram disputadas três baterias por categoria.
A primeira bateria serviu para definir a largada da segunda, enquanto os resultados da segunda e da primeira bateria, somados, definiram o grid de largada da terceira e decisiva bateria.
A terceira foi a que valeu o título da etapa, onde quem chegou em primeiro levou o troféu para casa. O formato difere do Catarinense, por exemplo, onde cada categoria conta com duas baterias, e ganha quem ficar com o melhor resultado na média das duas corridas.
No Marcas Pro, o primeiro lugar no pódio ficou com Jorge Marques, de Mafra, que defende o título do torneio. Ele tem uma longa experiência na terra, mas deixou a categoria em 2016, retornando em 2021. Assim, o Sul-Brasileiro marcou sua volta ao autódromo local.
“É uma das minhas pistas preferidas, e voltamos com tudo”, celebrou.
O piloto teve um fim de semana perfeito, vencendo as três baterias disputadas.
“Equilíbrio do carro fez diferença, estava muito bem acertado”, detalha ele, que também venceu em 2022 o Catarinense e o Brasileiro da modalidade. “Coroa o trabalho. Agora é se preparar para o Catarinense, que terá a próxima etapa em junho, em Mafra”, completou.
Na categoria Marcas Super, o título ficou com Vinicius Martendal, do município de Luiz Alves. Foi a primeira vez que o piloto competiu em São Bento, e já considera o autódromo local com uma das melhores pistas de velocidade na terra.
“No treino de sexta-feira fiquei um pouco inseguro, mas aos poucos fui me adaptando, consegui abrir vantagem e chegar no final inteiro. Foi muito gratificante”, disse.
Elogio ao trabalho
O presidente da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), Admir Gelsemino Chiesa, o Niki, acompanhou o campeonato e elogiou o trabalho realizado pelo clube são-bentense.
“É um dos melhores autódromos de terra de Santa Catarina. São Bento tem uma estrutura muito boa, dedicada e o resultado está aí. Em 45 dias eles conseguiram deixar tudo pronto e em condições para a prova”, enalteceu.
Para Niki, a velocidade na terra é referência e traz diversos benefícios às cidades que recebem as etapas.
“Ajuda na economia, movimenta hotel, padaria, postos de combustíveis. Vivemos um momento econômico duvidoso, mas no esporte estamos muito fortes, com diversas competições ocorrendo”, avaliou.
O objetivo, daqui pra frente, é trazer o Brasileiro de Velocidade na Terra para o município.
“Temos uma boa relação com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e vamos em busca dessa competição”, revelou.
Quem também acompanhou as provas foi Fabiana Reinaldo, diretora de Terra da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e presidente do Taquara Automóvel Clube (TAC), de Taquara/RS.
Ela explicou que o TAC irá sediar a terceira etapa da Velocidade na Terra no dia 22 de outubro, por isso decidiu conhecer a estrutura e a pista local.
“Fomos muito bem recebidos aqui. E esse contato entre os clubes e as federações tem que existir”, disse.
Corrida noturna
Para o presidente do clube, Fabian Sprotte, o evento superou as expectativas.
“Tivemos um público muito grande. Muitas pessoas acamparam e todos respeitaram as regras”, comentou.
Os pilotos, segundo ele, também ficaram satisfeitos com a organização e com as condições da pista.
“Estávamos com receio porque a pista estava muito seca, mas conseguimos resolver logo no começo”, citou.
Agora, o clube irá se preparar para a tradicional corrida noturna, que está programada para agosto. Para isso, serão necessárias algumas melhorias na rede elétrica, nos banheiros, em pinturas e acabamentos e, especialmente, na iluminação. A intenção é atrair ainda mais pilotos e fortalecer o município no cenário nacional.
Para completar, ele agradece os apoiadores e patrocinadores do campeonato. Com essa ajuda, o clube conseguiu viabilizar as melhorias no autódromo, deixando o espaço em condições para receber as equipes e a população.
Classificação
• Marcas Super
Lugar Piloto
1º Vinicius Martendal
2º Pierre Simão
3º Rafael de Paula
4º Cleiton Mocelin
5º Caco Stringari
• Marcas Pro
Lugar Piloto
1º Jorge Marques
2º Adailton Hames
3º Kassiano Zoboli
4º Felipe Baum
5º Juliano Dienner Filho (Munguinha)
6º Sidnei de Borba
• Stock Car A/B
Lugar Piloto
1º Mauricio Reuter
2º Alessandro Coelho
3º Pedro/José Oliveira
4º Marcio Reuter
5º Fabiano Donner
• Turismo Dianteira
Lugar Piloto
1º Jefferson Foitte
2º Marcelo Wiese
3º Francis Trennepohl
4º Andre Habow
5º Fabiano Fleishmann
• Turismo Traseira
Lugar Piloto
1º Justino Viesniewsky Jr.
2º Henry Grosskopf
3º Helder Lang
4º Guilherme Wunderlich
5º Marcos Sommer