Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Em Joaçaba, bombeiros comunitários de Rio Negrinho participam de treinamento de combate a incêndio estrutural

Nesta quarta (18) e quinta (19), foi realizado nas dependências do 11° Batalhão de Bombeiros Militar em Joaçaba, um treinamento de combate a incêndio estrutural para parte do efetivo do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas, contando com a presença de quatro bombeiros comunitários de Rio Negrinho.

O treinamento foi dividido em oficinas, sendo que no primeiro dia, foram realizadas as instruções de técnicas e tipos de jatos; arrombamento e entrada forçada; manipulação de vítimas, buscas de vítimas às cegas e simulação de flashover.

No simulador de flashover, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar as fases do incêndio (inicial, crescimento, desenvolvimento completo e diminuição), podendo perceber na prática os diversos fenômenos possíveis, os quais podem oferecer riscos aos bombeiros durante o combate, à exemplo do flashover – comportamento extremo do fogo, com ignição simultânea de todos os combustíveis em um ambiente ao se atingir a temperatura de autoignição.

No segundo dia de treinamento, os bombeiros alunos passaram pelas oficinas de técnicas de progressão em ambientes com incêndio confinado, utilizando ventilação hidráulica e ataque transicional.

No contêiner de simulação de incêndio confinado em edificação, divididos em duplas, os bombeiros enfrentaram um ambiente com diversos focos de incêndio, com limitação de ventilação e pouquíssima visibilidade, colocando em prática a junção das técnicas aplicadas nas oficinas anteriores.

O Batalhão em Joaçaba conta com uma estrutura de contêineres especialmente preparados para simular diversos tipos de ocorrências de incêndio, atendidas no cotidiano das equipes de plantão.

O objetivo dos treinamentos é manter os bombeiros atualizados, aprendendo novas técnicas e aprimorando as antigas, de modo a realizar um trabalho com segurança e eficiência, melhorando ainda mais o atendimento à sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *