A Sessão Festiva em comemoração aos 143 anos de Rio Negrinho teve plenário lotado na noite dessa quarta-feira (19). A proposição foi de autoria dos vereadores Rodrigo dos Santos (Dido) e do presidente da Mesa Diretora, Cassio Alves. A reportagem aqui do Nossas Notícias também acompanhou as festividades.
O evento teve como prioridade valorizar a cultura e a história do município, começando com a participação do Grupo de Canto Coral Infanto Juvenil, que executou Hino Nacional Brasileiro. O Coral é formado por alunos de 06 a 13 anos de idade e é ministrado pela professora Kelly Ramos, desde 2002.
A comemoração também teve muita música ao vivo com o Grupo de Metais, da Escola de Música Professor Valdeci Maia, que deu show nas apresentações das músicas de vários estilos, utilizando os instrumentos de sopro, sob a coordenação do professor Ricardo de Espíndola.
Como a cultura estava presente em todos os momentos, o Grupo Folclórico Germânico Oberland também fez uma brilhante apresentação. O grupo foi fundado em 19 de julho de 1989, por iniciativa de participantes do Grupo de Jovens da Matriz Santo Antônio de Pádua e da Comunidade Jovem Cristo Rei e vem cumprindo seu objetivo de preservar as tradições dos colonizadores de Rio Negrinho, mais especificamente com relação a musicas e danças.
Em outro momento de histórias, cultura e música, os convidados para falar foram: José Kormann, professor historiador, que lançou ano passado seu 29º livro; Carlos Alberto Pinto, que instituiu a escola de música na cidade e é maestro que ensinou muitos regentes que trabalham atualmente com música. E por fim, marcou presença, o senhor José Testoni, hoje com 84 anos de idade, que é, juntamente com Wilson Glelepi, o autor da letra e música do Hino de Rio Negrinho.
Deles, saíram várias explicações e significados desde a criação do município, até os tempos atuais.
Especialmente lembrado durante a Sessão, o senhor Siegmar Erico Weick (in memorian), teve um vídeo restaurado do ano de 2009, quando ele falava da criação da bandeira e do brasão da cidade de Rio Negrinho, emocionando os presentes e quem acompanhou o evento pela internet.
Além das falas do Presidente da Câmara Municipal, vereador Cassi Alves, o vereador Rodrigo dos Santos e o prefeito Caio Treml também discursaram na memorável noite festiva.
Quem encerrou as apresentações com a participação do grupo de Dança Comigo Cia de Dança, que iniciou seus trabalhos em 1996, e que tem como destaque a participação em cinco edições do Festival de Dança de Joinville, um dos mais renomados do continente.
E claro, o Hino de Rio Negrinho, não podia faltar e foi executado ao vivo pela aluna Maria Sofia Pereira, do Grupo de Canto Coral Infanto Juvenil, acompanhada pela professora Kelly Ramos, no teclado. E o que não pode faltar em nenhum aniversário – o bolo – também foi servido ao público, devidamente caracterizado com imagens em homenagem à cidade.
Assista: apresentação Grupo de Metais, no nosso Facebook ou Instagram; apresentação Grupo Oberland, no Facebook ou Instagram; apresentação Dança Comigo, no Facebook ou Instagram e parabéns cantado para Rio Negrinho, no Facebook ou Instagram.
Fotos da reportagem aqui do Nossas Notícias