Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Na Câmara, pais apoiam requerimento que dá sugestão e pede, da prefeitura, mais informações sobre segurança nas escolas municipais de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Um grupo de pais de alunos de diferentes escolas municipais compareceu na sessão da Câmara nesta segunda-feira (17) para apoiar o vereador Kbelo, que apresentou um requerimento sugerindo estudos para a adesão do município ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas.

Conforme o parlamentar, a medida que garante a execução da iniciativa está no edital 05/2023, publicado no Diário Oficial da União no dia 12 de abril deste 2023, pelo Ministério da Justiça do Brasil.

Os pais fazem parte de um grupo que reúne 86 pessoas no whatsapp e está aberto à participação de outros integrantes. Eles esclareceram que a ida até à Câmara não tem nenhum objetivo político-partidário e que esperam o apoio de todas as autoridades.

“Ficamos sabendo desse requerimento através de uma mãe que está no grupo e viemos aqui porque estamos preocupados. Nosso objetivo é garantir mais segurança nas escolas e inclusive, que a prefeitura contrate um segurança fixo nas unidades escolares, conforme foi anunciado logo depois do ataque à creche em Blumenau, no dia 4 de abril, que resultou na morte de 4 crianças e mais 5 feridas. Foi dito que uma licitação seria lançada, mas até agora não vimos nenhuma movimentação com relação a isso”, argumentaram. 

O requerimento de Kbelo pede ainda que a prefeitura providencie informações sobre a previsão de investimentos para adequação das estrutura física das escolas e CMEIs do município, incluindo muramento, portões, detector de metal e outros. 

 “Em muitas escolas, os muros e cercas são baixos. Tem até escola com muro caindo. Exemplos são as escolas Cláudio Longhi, Mundo Encantado, Selma Teixeira Grabowski e Pedro Henrique, dentre outras. Para nós, botão de pânico não adianta muito, pois não oferece um tempo de resposta imediato”, comentaram os pais.  

Eles lembraram também que em muitas escolas são as famílias que estão pagando, do próprio bolso, um segurança fixo nas escolas. 

“A maioria das escolas e CMEIs possuem estruturas fisicas inadequadas para fazer frente às exigências de seguranças da atualidade, com cercas frágeis ou danificadas, portões e acessos inadequados e outros”, justificou Kbelo em seu requerimento. 

O parlamentar falou ainda que apresentou o requerimento porque há a oferta de recursos mediante adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, podendo assim à prefeitura investir seus recursos na estrutura fisica enquanto o programa poderá cobrir os investimentos emequipamentos de segurança, além de contratação de vigilantes ou guardas escolares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *