RIO NEGRINHO. O pouso de um vôo balão no início da manhã de hoje (09) em um terreno ao lado da Vane Armarinhos, na rua Barão do Rio Branco, surpreendeu moradores dos arredores.
Alguns até enviaram à nossa reportagem fotos do que achavam que teria sido uma queda do balão.
“Ele quase pousou em cima de casa, passou aqui quase levando o telhado. Iria cair, aí conseguiram um lugar para descer, porque aqui é cheio de casas e fios de luz. Mas a descida foi tranquila”, comentou uma moradora.
Porém, Beneth Torquato, proprietário da Travelum, empresa especializada por vários dos vôos que acontecem na região e em outros municípios, explicou que o que aconteceu de fato foi um pouso.
“Acontece bastante de o pessoal confundir com uma queda. Mas foi um vôo totalmente normal”, garantiu, informando que o piloto relatou que o terreno do pouso é de uma casa onde mora um amigo.
Questionado sobre como a empresa orienta os clientes quanto ao vôo e a pousos como esse, ele explicou que antes de cada passeio são repassadas todas as orientações.
“A gente explica como funciona o balonismo, como funciona o balão, como funciona para subir, a parte técnica passo a passo,… Todo procedimento a gente passa antes. Com relação ao pouso, a orientação é para que antes os passageiros segurem as cordas e flexionem um pouquinho os joelhos para evitar impacto, caso seja um pouso um pouco mais forte, o que é muito difícil de acontecer”.
Conforme Torquato a empresa só realiza o vôo se todas as condições forem 100% favoráveis.
“A gente só decola com certeza de total segurança. Por exemplo, tem uma velocidade máxima do vento, para a gente poder voar. Se antes do vôo ela estiver acima do limite, a gente nem faz o passeio”, finalizou, enviando uma foto (está no final do vídeo) com os passageiros de hoje comemorando o final da atividade com uma taça de espumante sem álcool.