ESTADO. A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Maria Teresa (Maitê) Bustamante, integrará, a partir de janeiro, o Conselho Geral das Câmara de Comércio/World Chamebrs of Commerce (ICC).
O organismo congrega mais de 12 mil câmaras de comércio de todo o planeta, todas de caráter privado.
“É uma oportunidade para acompanhar e influenciar a tomada de decisões em órgãos nos quais o ICC tem assento permanente”, observa Maitê.
Ela explica que o ICC é a única organização privada que é observador na Organização das Nações Unidas e participa ativamente na Organização Mundial do Comércio e na Organização Mundial das Aduanas.
“Atuar junto a todas essas instituições que decidem normas e regras que devem ser cumpridas pelos operadores do negócios internacionais, representa para a Câmara de Comércio Exterior da FIESC a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado em longo prazo”, acrescenta.
“A palavra que vamos defender é agilidade; no sentido de tomar decisões de comércio internacional, alicerçadas em segurança jurídica, melhores práticas de comércio, compliance, governança, defendendo de maneira bastante intransigente a transparência dos negócios”, afirma.
“Vamos continuar defendendo a redução cada vez maior da burocracia; há de se reconhecer que temos avançado muito na eliminação de papéis, mas a burocracia não se limita a eliminar papéis, vai muito mais, no sentido dos passos e processos administrativos e de gestão, sejam aduaneiros, sejam administrativos”, esclarece.
“É preciso cada vez mais outorgar ao industrial, empresário ou operador de comércio exterior mais autonomia, mais confiança e mais responsabilidade”, acentua.
O mandato do novo conselho se encerra em junho de 2025. A primeira reunião será no final de fevereiro de 2023, em Bogotá, na Colômbia.