Nossas Notícias

[Entrevista] Rio-negrinhense fala sobre trabalho como Secretário de Estado no governo de Jorginho Mello

Natural de Rio Negrinho, o advogado Juliano Froehner acumula uma longa trajetória na iniciativa privada.

Atuando nos últimos anos nas áreas de inovação e tecnologia, teve vários projetos reconhecidos nacional e internacionalmente.

E no próximo 1° de janeiro assume mais um posto de destaque: será Secretário de Estado de Articulação Internacional, no mandato do governador Jorginho Mello, eleito no pleito de outubro.

Froehner morava até então em São Paulo (SP) e passará a residir em Florianópolis nos próximos dias. Mas por enquanto está em Rio Negrinho, oportunidade em que conversou com a reportagem do Nossas Notícias sobre a nova etapa de sua carreira profissional. Confira a entrevista!

Nossas Notícias – Como que aconteceu sua chegada ao poder público, depois de toda uma carreira trabalhando com foco no setor empresarial e de tecnologia?

Juliano Froehner – Tenho conversado com muitos gestores e mandatários públicos sobre sugestões de políticas públicas que fariam o Estado ser mais competitivo nessa fase de transição da economia mundial. Algumas propostas e sugestões chamaram a atenção e evoluíram para reuniões e debates. Então recebi o convite do Governador Jorginho Mello para trabalhar pelo Estado com foco em resultados. Fiquei muito bem impressionado com a proposta arrojada da nova administração, com a seriedade e firmeza transmitidas pelo Governador, com a relevância dada ao impacto econômico, social e ambiental que se quer alcançar, assim como com o alto nível dos profissionais que formam o time. E esse é um time no qual se quer estar!

Nossas Notícias – E você já tem ações, projetos em mente para o trabalho que começa dia 1° de janeiro?

Juliano Froehner – Sim, principalmente em áreas estratégicas como energia, logística, infraestrutura, turismo e agro, e na atração de investimentos e negócios para o Estado.

Nossas Notícias – Você chegou a participar da transição com o atual secretário da pasta?

Juliano Froehner – A equipe do governo de transição, sob a coordenação do Moisés Diersmann, que é uma pessoa de muita visão, fez um mapeamento das áreas e secretarias para poder avaliar então o perfil ideal de cada secretário, conforme os objetivos que se querem implementar. Tudo está sendo feito de forma muito técnica e profissional, muito similar à iniciativa privada. Como a minha indicação aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (23), participei até então em caráter de apoio. O meu contato com o atual secretário da pasta tem o sinal verde do governo de transição para começar hoje (26).

Nossas Notícias – Tendo então acompanhado, de forma mais paralela, essa transição, tem alguma ação ou projeto que você já conheça e pretenda dar continuidade?

Juliano Froehner – O que acontece agora é uma avaliação mais refinada de ações para podermos visualizar quais estão alinhadas com a nova estratégia.

Nossas Notícias – Você é natural de Rio Negrinho, tem projetos na cidade e mantém um relacionamento com lideranças de toda região. O que o Planalto Norte pode esperar de você como Secretário de Articulação Internacional, tendo em vista principalmente o grande número de empresas exportadoras, potencial turístico e demais características dos municípios?

Juliano Froehner – É uma grande responsabilidade para com o Estado inteiro, que historicamente sempre foi maior e além do que as suas próprias divisas. Em todas as áreas e segmentos estamos abertos aos negócios! Já como representante do Planalto Norte no secretariado, farei também a articulação como interlocutor do Planalto Norte perante a administração.

Nossas Notícias – E neste sentido, você já tem conversado com lideranças regionais ou vai iniciar essas tratativas quando estiver oficialmente no cargo?

Juliano Froehner – Algumas conversas com lideranças locais já começaram, respeitados o Natal e os momentos que são das famílias.

Nossas Notícias – E para finalizar, quais suas considerações gerais?

Juliano Froehner – Bem, esta é uma oportunidade maravilhosa que se tem para gerar impacto positivo e aumentar a presença internacional do Estado. Os agradecimentos são para todos os incansáveis que acreditam que, mesmo nas pequenas coisas do dia a dia, é sempre possível se fazer mais, melhor, e de forma inovadora, continuamente. Esse é o espírito de quem mora em Santa Catarina. E Santa Catarina merece!

Quem é

Natural de Rio Negrinho, no Planalto Norte, Froehner trabalhou anos fora do Brasil e em São Paulo, sempre atuando com contratos e negócios internacionais. Tem mestrado em Direito pela Universidade Harvard, EUA, e mestrado em Direito Econômico Internacional pela Universidade de Warwick, Inglaterra.

Foi consultor internacional no Centro para Desenvolvimento Internacional, da Faculdade de Governo John F. Kennedy, da Universidade Harvard e foi expert pela BIO – Organização da Indústria de Biotecnologia para a Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde/ONU em Genebra, Suíça.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram