RIO NEGRINHO. A Polícia Militar informa que neste ano, foram realizadas várias ações de combate à violência contra a mulher bem como assistência às vítimas.
No total, foram atendidas 138 mulheres com medidas protetivas, sendo realizadas 329 visitas, incluindo visitas também aos ofensores.
Foram ainda ministradas seis palestras sobre a Rede Catarina em escolas, Câmara de Vereadores e hospital.
No Dia da Mulher, foi realizado evento com as assistidas, além de outros encontros em parceria com o Conselho da Comunidade e Ministério Público, através das “Rodas de Conversa”.
Através da campanha Agosto Lilás, foi trabalhada a prevenção e divulgação do trabalho da Polícia Militar. A campanha foi realizada em parceria com o CREAS do município e envolveu a entrega de panfletos e informações sobre prevenção à violência contra a mulher.
Ainda foram instalados 55 botões do pânico às vítimas, através do aplicativo PMSC Cidadão.
Finalizando o ano, das 138 mulheres assistidas pela Rede Catarina, 100 não precisaram mais do acompanhamento do programa.
Nesse sentido, a Polícia Militar lembra que tem um exemplar comprometimento com a proteção da mulher, criando mecanismos e formas de combate à violência doméstica, como a Rede Catarina.
Esta rede trata-se de um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, direcionada à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, pautada na filosofia de polícia de proximidade, que busca conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção ao público feminino.
O programa sustenta-se em ações de proteção, no policiamento direcionado na Patrulha Maria da Penha e na disseminação de soluções tecnológicas.