CAMPO ALEGRE. Um novo foco do mosquito Aedes aegypti foi localizado em Campo Alegre. A captura da larva aconteceu em uma empresa no centro. Nesta quarta e quinta-feira será realizada uma varredura em imóveis no centro e proximidades do local.
A vigilância sanitária pede à população que receba os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde quando forem visitados, eles são especializados no combate do mosquito e irão ajudar muito na prevenção da doença. Este é o segundo foco do Aedes aegypti encontrado no município neste ano. O número pode parecer baixo, mas acende um alerta em todos, para que verifiquem os jardins e quintais, descartando recipientes que possam acumular água.
A chefe do Serviço de Vigilância em Saúde, Sirlone de Souza, explica que os cuidados devem ser redobrados em períodos chuvosos.
“É importante ficarmos de olho em nossas residências para evitar possíveis locais de acúmulo de água, nessa época do ano onde as chuvas são mais comuns. Os donos de empresas e estabelecimentos comerciais também devem ficar atentos aos seus pátios. Qualquer lugar com água parada pode se tornar um criador para as larvas”, finalizou.
Campo Alegre dispõe hoje de 53 armadilhas distribuidas pela cidade que são vistoriadas semanalmente, e 21 pontos estratégicos que são vistoriados quinzenalmente.
Para a prevenção, deve-se: evitar usar pratos nos vasos de plantas e, se usá-los, colocar areia até aborda; guardar garrafas com o gargalo virado para baixo; manter lixeiras tampadas; deixar os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água; plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água; tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; manter ralos fechados e desentupidos; lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana; retirar a água acumulada em lajes; dar descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados; manter fechada a tampa do vaso sanitário e evitar acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue.