SÃO BENTO DO SUL. Inteligência Emocional é a capacidade reconhecer e saber lidar com os sentimentos, tanto próprios como dos outros ao redor, sendo imprescindível no meio organizacional.
E partindo desse tema, aconteceu no dia 20, o Encontro de RHs na Acisbs, com a convidada especial Lenir Nunes, proprietária da LN Carreiras.
Durante toda a palestra, Lenir apresentou questionamentos aos presentes sobre vida, carreira e escolhas.
“Vocês estão conscientes de onde estão? Vocês escolheram estar lá? A cadeira que você ocupa hoje te dá um desafio?”, iniciou.
Segundo Lenir, a única maneira de se aperfeiçoar profissionalmente e emocionalmente é passando por dificuldades e desafios.
“Mar calmo não faz bons marinheiros”, disse.
Para usar a inteligência emocional para acelerar os resultados na carreira, Lenir aconselha aperfeiçoar o autoconhecimento e focar nas ações que podem ser controladas.
“A nossa carreira é feita de pequenas escolhas e para termos discernimento e leveza nas nossas escolhas, precisamos primeiro olhar para dentro para nós mesmos, para que o ambiente externo não temos controle”, afirmou.
A ausência da inteligência emocional reflete nos números de ansiedade e depressão, que crescem a cada ano no Brasil e no mundo.
Conforme Lenir, durante a pandemia o índice brasileiro de pessoas com problemas emocionais cresceu 25%.
O período de pandemia alterou as relações de trabalho e, conforme Lenir, muitas pessoas procuraram por uma ressignificação na carreira por meio do período sabático, um período de pausa no trabalho para descanso e estudos.
“É importante ressignificar a relação de trabalho, se vocês não encontrarem significado no que vocês fazem profissionalmente, ou no dia a dia da empresa, vocês não vão receber um salário, vocês serão indenizados”, afirmou.
Lenir também comentou sobre a importância da inteligência emocional na trilha da carreira profissional.
“Onde você quer chegar daqui 10 anos?”, questionou.
Conforme ela, é necessário planejar racionalmente os próximos anos e os passos que serão dados durante ele.
“Escrevam a carreira de vocês, sejam realistas, e mudem situações pontuais do comportamento, pois às vezes é apenas isso que precisamos”, ressaltou.
Chegando ao fim da palestra, Nunes relembrou que um dos maiores erros que influenciam na inteligência emocional é se comparar com os demais, pois a definição de sucesso é individual e cada um possui o seu caminho até a realização pessoal e profissional.
“Sempre vamos nos comparar com o outro, e isso é um grande erro, porque as nossas dores e as nossas alegrias são nossas, então se compare com a sua versão de ontem, o que você pode ser melhor pra amanhã, mas não se compare com outro”, disse.
Lenir finalizou sua fala encorajando a todos seguir o coração e a intuição, sem se deixar abalar.
“Não se permitam que as pessoas questionem por que está estudando de novo, aos 45 anos, por exemplo, pois só recebemos oportunidades ou desafios se estamos preparados”, falou.
O encontro também foi marcado pelo lançamento do Programa de Desenvolvimento Empresarial, PDE, de 2023, apresentado por Jordana, colaboradora da Acisbs responsável pela área de treinamentos.
Serão 5 grandes programas de gestão, sendo eles: Comercial e Marketing, Financeiro, Pessoas, Industrial e Turismo. Contará, também, com valores diferenciados para associados.
Para mais informações, basta entrar em contato pelos fones (47) 3631.0531 ou (47) 99275-8809.