RIO NEGRINHO. A partir de uma parceria entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas durante este Outubro Rosa, cerca de 600 mamografias custeadas pela entidade a fim de reduzir a fila de espera do SUS pelo procedimento.
“Neste mês, pagaremos a mamografia das mulheres que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Secretaria da Saúde. A Secretaria faz a busca ativa, contacta com a paciente e realiza o transporte para as que não tem condições de se deslocar até São Bento do Sul. Por sua vez, a Rede Feminina pagará pelos exames”, explica a presidente Alexandra Bacic.
“Estaremos também pagando mamografia, para mulheres que estejam na data para realizá-las, e estas serão autorizadas diretamente pela Rede Feminina. Estamos calculando pagar em torno de 400 mamografias da fila do SUS e outras 200, diretamente na Rede Feminina”, projeta a presidente, que esteve nesta segunda-feira (03), na Câmara de Vereadores falando sobre as ações do Outubro Rosa.
Um dessas ações foi a caminhada promovida pela entidade no último sábado (1°)
“A caminhada foi muito linda e importante para iniciarmos o mês chamando a atenção para os cuidados que levam a prevenção do câncer de mama”, destaca.
A Câmara também irá ceder o espaço para que no próximo dia 10, a RFCC faça a abertura oficial do Outubro Rosa, com uma sessão às 19 horas.
“E durante todo o mês realizaremos palestras quase que diariamente nas empresas, levando orientações”, adianta Alexandra.
No dia 15 acontece o dia “D” de ações de saúde na sede da Rede Feminina e no dia 17 o “Encontro de mulheres: Amor próprio e as emoções”, com as terapeutas Aline Sousa e Sônia Tureck, no Espaço Cultural.
LEIA TAMBÉM:
Rede Feminina promove Caminhada Rosa em Rio Negrinho [Galeria de fotos]