O Grupo Folclórico Germânico Oberland, que nasceu com o objetivo de homenagear os imigrantes de Rio Negrinho e que, nestas mais de três décadas, já participou de inúmeras apresentações em vários estados brasileiros, levando a cultura e o nome da cidade, se prepara para novamente cumprir agenda em municípios da região a partir de outubro, quando se evidenciam as festas típicas alemãs.
“No dia 24 o grupo se apresentou na Okchoppfest, em Mafra. Nesta sexta (30), participará da Mostra Municipal de Danças, em Rio Negrinho. No dia 04 de novembro faremos a recepção a alunos de Bombinhas que estarão em visita de intercâmbio com alunos da Escola Arnaldo de Almeida Oliveira, em Rio Negrinho. Já nos dias 12 e 13 acontecerá a Oberlandfest”, adianta Jaime Junkes.
O grupo ainda fará uma possível participação na Schutzenfest, em Jaraguá do Sul, no dia 15 de novembro e na Festa Pomerana, em Pomerode, em janeiro do próximo ano.
Junkes também destaca que o GFO atualmente conta com um número reduzido de integrantes, sendo apenas 11, e que nem todos estão em condições de saúde que permitam se apresentar.
Por isso, ele frisa que os interessados em fazer parte do grupo podem procurar os participantes e se informar sobre como podem proceder para ingressar.
“O comprometimento é fundamental”, lembra.