
SÃO BENTO DO SUL. As ações realizadas pela 4ª Promotoria de Justiça de São Bento do Sul durante o Agosto Lilás alcançaram diretamente mais de 550 pessoas em São Bento do Sul e Campo Alegre. A programação foi dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
As atividades começaram no dia 19 de agosto, com uma palestra no Centro da Mulher de São Bento do Sul, que reuniu 40 participantes. No dia 21, o assunto também foi abordado em uma entrevista concedida a uma rádio local.
A programação seguiu no dia 22, quando aproximadamente 200 pessoas acompanharam uma fala sobre violência doméstica durante uma missa em uma igreja católica da localidade de Serra Alta. No dia seguinte, outras 200 pessoas participaram de uma ação realizada durante um culto na Igreja Evangélica O Refúgio.
Em 24 de agosto, cerca de 60 estudantes da UniSociesc participaram de uma palestra sobre o tema. Já no dia 26, a Promotoria levou a discussão à Câmara de Vereadores de Campo Alegre, em um evento que reuniu aproximadamente 20 pessoas presencialmente e também contou com transmissão ao vivo.
Encerrando a programação, no dia 31 de agosto, 30 profissionais do Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul, participaram de uma capacitação sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.
Segundo a Promotora de Justiça Fernanda Priorelli Soares Togni, a programação permitiu levar informações sobre prevenção, direitos e enfrentamento da violência para diferentes públicos e espaços da comunidade.
“Foi um intenso, mas importante Agosto Lilás na 4ª Promotoria de Justiça de São Bento do Sul. Levamos o debate diretamente para as mulheres que frequentam o Centro da Mulher de São Bento do Sul, orientando-as acerca dos direitos das mulheres que sofrem violência doméstica; para dentro das igrejas, a fim de que o tema seja discutido em todos os âmbitos; para os estudantes de Direito, que frequentam instituição sediada em São Bento do Sul; para a população em geral, por meio de entrevista em rádio local e na Câmara de Vereadores de Campo Alegre e, por fim, para profissionais que trabalham no hospital de São Bento do Sul, local esse, muitas vezes, que funciona como porta de entrada de mulheres vítimas de violência doméstica”, destacou.
A promotora também agradeceu às instituições que abriram espaço para a realização das atividades e ressaltou a importância de ampliar a discussão sobre o tema.
“Agradeço em especial todos aqueles que abriram as portas de suas instituições para a orientação e sensibilização desse relevante tema, que atinge toda a sociedade”, completou.