Nossas Notícias

Rio Negrinho: “o mérito não é o título, mas o caminho”; bastante popular na cidade e região, doutor Marciano agora também é dermatologista

Rio Negrinho: “o mérito não é o título, mas o caminho”; bastante popular na cidade e região, doutor Marciano agora também é dermatologista

Rio Negrinho: “o mérito não é o título, mas o caminho”; bastante popular na cidade e região, doutor Marciano agora também é dermatologista


RIO NEGRINHO. Bastante popular na cidade e região, doutor Marciano César Marques, especialista em clínica médica e em diagnóstico por imagem, realizou recentemente um sonho: ser também um médico dermatologista.

Assim, agora ele também é especialista em saúde da pele, cabelos e unhas, atuando na prevenção, diagnóstico e no tratamento de mais de 3 mil doenças, além de cuidar da parte estética, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para quem chegou até aqui, o feito pode parecer um feito “fácil” ou “normal”, para um médico já estabelecido profissionalmente.

Porém, o trecho do título desta matéria, que diz “o mérito não é o título, mas o caminho”, revela detalhes da história de um “doutor Marciano”, que nem todos conhecem ou sequer imaginam.

Há quase quarenta anos, ele, um jovem de 21 anos, formado técnico em contabilidade, decidiu mudar o rumo da própria história, movido por um sonho que parecia distante.

Deixou sua cidade no interior do Paraná e foi para Curitiba (PR) estudar. Na capital, conquistou uma vaga no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

A partir dali, iniciou uma trajetória construída com dedicação, trabalho e amor pela profissão. Formou-se médico, escolheu atuar no interior, próximo das pessoas, e ao longo dos anos conquistou reconhecimento pelo cuidado com seus pacientes, tornando-se especialista em Clínica Médica e Ultrassonografia.

Mas a história não termina nas conquistas já alcançadas. Durante sua atuação na Vigilância
Epidemiológica de Rio Negrinho, acompanhando pacientes com hanseníase, nasceu um interesse cada vez maior pela Dermatologia. A curiosidade transformou-se em paixão e a paixão transformou-se em um sonho.

Há alguns anos, tentou conquistar o título na área, mas sem sucesso, pois é considerada uma das provas de título mais difíceis na área da medicina. Como acontece com muitos sonhos, aquele projeto acabou sendo guardado, não abandonado, apenas adormecido.

O tempo passou, vieram os atendimentos,
as responsabilidades, a família, os compromissos e as décadas dedicadas à medicina.

Até que, às vésperas dos 60 anos, aquele sonho voltou a bater em sua porta. Muitos poderiam pensar que já não havia necessidade, afinal, uma carreira inteira já havia sido construída. Mas alguns desafios não existem para provar algo aos outros, existem para responder a nós mesmos.

Foi então que começou uma nova jornada. Durante um ano dedicou-se intensamente aos estudos, abriu mão de momentos de descanso, encurtou finais de semana, trocou horas de lazer por livros, artigos e atualizações. Não porque “precisasse”, mas porque acreditava que ainda podia aprender mais, crescer mais e ir além.
Vieram as provas, as dificuldades, as dúvidas naturais que acompanham qualquer grande desafio e veio a aprovação.

Mas quem conhece sua história sabe que o verdadeiro valor não está no resultado divulgado em uma lista, pois o mérito não é o título. O  mérito está no caminho, está na coragem de recomeçar quando seria mais fácil acomodar-se,
na disciplina silenciosa de quem
continua aprendendo quando muitos já se considerariam realizados.

Está é a prova de que os sonhos não envelhecem e a conquista do título é apenas a consequência visível de algo muito maior, a determinação de um homem que nunca deixou de acreditar que sempre é possível evoluir.

Aos 60 anos, sua história nos lembra que não existe idade para aprender, para crescer ou para perseguir um sonho esquecido, porque
no fim das contas, o que realmente inspira não é o diploma na parede, é a caminhada que nos
levou até ele.

Fica aqui não somente uma história dele e dos seus, mas um exemplo para pessoas de todas as idades.

E, falando nisso, qual seu sonho?

Rio Negrinho: “o mérito não é o título, mas o caminho”; bastante popular na cidade e região, doutor Marciano agora também é dermatologista

Rio Negrinho: “o mérito não é o título, mas o caminho”; bastante popular na cidade e região, doutor Marciano agora também é dermatologista

Facebook
WhatsApp
Telegram