
RIO NEGRINHO. Um projeto de lei que denomina quatro vias públicas do Loteamento Helena Olsen Speicher, localizado no bairro São Rafael, foi aprovado na noite desta segunda-feira (13) durante a sessão da Câmara de Vereadores.
A proposta partiu do vereador Daniel Henrique Gonçalves (PL) e foi assinada conjuntamente por outros sete vereadores – apenas Anderson Patrick de Castro (PP) não assinou. O projeto, porém, foi aprovado por unanimidade.
Conforme o texto aprovado, a primeira rua passa a se chamar Rua Carlo Acutis. Com aproximadamente 97 metros de extensão, a denominação faz referência ao jovem italiano conhecido mundialmente por sua fé e pelo uso da tecnologia como instrumento de evangelização, sendo considerado uma inspiração especialmente para as novas gerações.
Já a segunda via, com cerca de 388 metros, recebeu o nome de Rua Benoni Hermógenes de Oliveira, em homenagem ao cidadão que teve atuação marcante no desenvolvimento do município. Reconhecido por sua trajetória de mais de quatro décadas no comércio local, Benoni também exerceu papel de liderança em entidades como a Associação Empresarial (Acirne) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de participação na fundação do Rotary Club.
A terceira rua, com aproximadamente 23 metros de extensão, foi denominada Rua Mirtillo Olsen, em reconhecimento ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal. Mirtillo teve atuação destacada na vida pública e empresarial da cidade, contribuindo em diferentes áreas, como o setor industrial e cultural, além de manter forte ligação com a história local.
Ainda a quarta rua, com cerca de 52 metros, passa a se chamar Rua dos Ipês. A escolha do nome remete às árvores nativas brasileiras conhecidas pela beleza e floração marcante, simbolizando renovação, resistência e valorização ambiental.
De acordo com a justificativa apresentada pelos vereadores autores da proposta, a iniciativa busca não apenas organizar o espaço urbano, mas também preservar a memória de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento local além de valorizar elementos culturais e naturais.





