RIO NEGRINHO. Os moradores da rua Albino Burlikowski, no bairro Campo Lençol, procurou a equipe do Nossas Notícias para denunciar problemas após obras de infraestrutura na via e que estariam causando alagamentos e prejuízos em dias de chuva. Segundo relato de uma moradora, a obra envolve a implantação de tubulação de esgoto e preparação para pavimentação asfáltica. A moradora afirma que possuía uma tubulação própria na entrada da residência, mas que o sistema não foi ligado pela equipe responsável, sendo posteriormente danificado e aterrado durante os trabalhos.
Ainda de acordo com a denúncia, em dias de chuva, água, barro e detritos descem pela via e invadem o imóvel, causando danos. Em vídeo enviado à reportagem, a moradora relata que chegou a perder materiais e sofrer prejuízos dentro de casa. A equipe do Nossas Notícias buscou esclarecimentos e de acordo com o secretário de infraestrutura, Laércio Furst, as obras podem gerar transtornos temporários, especialmente quando há várias frentes de trabalho simultâneas.
Ele destacou ainda que os serviços seguem projetos previamente definidos e que alterações podem gerar custos adicionais e atrasos, por isso nem sempre são recomendadas. Também conversamos com o Diretor Técnico do Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico (Samae), Orlando Araújo. Segundo ele, a obra principal não ocorre diretamente na rua Albino Burlikowski, mas sim em uma via próxima, a Roberto Ferreira Neto, que desemboca na região.
De acordo com o diretor, a intervenção inclui a implantação de drenagem pluvial e preparação da base para pavimentação, o que pode ter provocado o deslocamento de terra e contribuído para o acúmulo de água na rua afetada. Após vistoria no local, foi informado que a Prefeitura e a empreiteira estudam a criação de um aditivo contratual para melhorar a tubulação pluvial, com o objetivo de evitar novos alagamentos e o transbordo de água para dentro das residências.





