Nossas Notícias

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul se manifesta contra a substituição do auxílio-alimentação em dinheiro por cartão

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul se manifesta contra a substituição do auxílio-alimentação em dinheiro por cartão

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul se manifesta contra a substituição do auxílio-alimentação em dinheiro por cartão

SÃO BENTO DO SUL. O Sindicato dos Servidores Municipais de São Bento do Sul, informou na tarde desta quarta-feira (18), em suas redes sociais que realizou uma enquete oficial com os servidores para saber se são favoráveis à substituição do auxílio-alimentação pago em dinheiro (na folha) por cartão administrado por empresa privada.

 

 

“ O resultado foi claro 95% dos 479 servidores que responderam são contra a mudança e querem a manutenção do pagamento diretamente na folha.”

 

Para a entidade, a tentativa de substituir o pagamento em dinheiro por cartão representa prejuízos concretos aos servidores:

 

• Restrição de uso: o valor poderá ser utilizado apenas em estabelecimentos credenciados pela empresa contratada, limitando a liberdade de escolha do servidor.

• Possível aumento de preços: taxas administrativas costumam ser repassadas pelos estabelecimentos aos consumidores, encarecendo os produtos.

• Perda de autonomia financeira: o servidor deixa de administrar o recurso conforme sua realidade familiar.

• Intermediação desnecessária: a inclusão de uma empresa privada cria custos administrativos que hoje não existem.

O sindicato também deixou claro que não é verdade que essa decisão seja obrigatória ou imposta por órgãos superiores.

 

“A mudança não decorre de determinação legal. Trata-se de uma opção do prefeito. E essa opção está sendo tomada sem diálogo com os servidores e sem diálogo com o Sindicato, mesmo diante da manifestação expressa e majoritária da categoria. Além disso, a contratação de empresa para administrar cartões gera custos. Ainda que formalmente possíveis, são despesas que não existiriam se o pagamento permanecesse na folha. No final, quem arca com esses valores é a própria população.”

 

A organização frisou que não questiona a legalidade do procedimento, mas sim a falta de diálogo, sensibilidade e bom senso ao alterar um modelo simples, transparente e aprovado pelos servidores.

 

“Em Campo Alegre, por exemplo, o prefeito tem se mostrado favorável à população e aos servidores, ouvindo o Sindicato e acolhendo o pleito da categoria, mantendo o pagamento do auxílio-alimentação diretamente na folha. Já em Rio Negrinho, optou-se pela administração via cartão. A experiência mostra que decisões tomadas sem diálogo geram desgaste e perda de credibilidade.”

 

Por fim, o texto oficial informa que o sindicato seguirá buscando diálogo e defendendo a vontade da categoria.

“Respeitar os servidores é respeitar quem sustenta o serviço público todos os dias.”

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul se manifesta contra a substituição do auxílio-alimentação em dinheiro por cartão

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul se manifesta contra a substituição do auxílio-alimentação em dinheiro por cartão

Facebook
WhatsApp
Telegram