
RIO NEGRINHO. A Fundação Hospital de Rio Negrinho passará a oferecer exames de colonoscopia e endoscopia. A informação foi divulgada pelo prefeito Caio Treml em vídeo publicado em suas redes sociais neste domingo (25).
De acordo com ele, está em andamento a obra de adequação do espaço onde será instalada a sala destinada à realização dos exames. O local fica nos corredores centrais do hospital, no acesso entre o pronto-socorro e a emergência.
Segundo Caio, já foi autorizada a compra de dois endoscópios, dois colonoscópios e uma torre de vídeo. Os exames serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também pelo consórcio de saúde do estado.
Treml destacou que a demanda pelos procedimentos é alta, com filas que podem chegar a até seis meses para colonoscopia e cerca de três meses para endoscopia. Com a implantação do serviço, além de atender pacientes de Rio Negrinho, o hospital também receberá pacientes de municípios do Planalto Norte Catarinense.
A previsão é de que os exames comecem a ser realizados a partir do mês de março. O projeto já foi aprovado pela Vigilância Sanitária e está em execução. Durante o período de obras, poderá haver transtornos temporários próximos ao pronto-socorro.
A colonoscopia é um exame importante para a detecção precoce do câncer de intestino, conforme ressaltado pelo prefeito no vídeo. Já a endoscopia, é um procedimento realizado para ver se há inflamações, úlceras, tumores, refluxo, gastrite e outras anormalidades no trato digestivo, dentre outras indicações.