
RIO NEGRINHO. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta terça-feira (25) a terceira etapa da final do 3º Concurso Municipal de Cultura Digital 2025. Desta vez, foram apresentados os trabalhos das turmas de 8º e 9º ano, com produções que destacam temas essenciais para a segurança, o empreendedorismo e a cidadania digital.
O concurso tem como objetivo incentivar o uso responsável da internet, estimular o pensamento crítico e aproximar estudantes das discussões sobre o ambiente virtual. Cada trabalho audiovisual foi desenvolvido com orientação de professores e apoio dos monitores de Tecnologia da Informação das escolas.
Destaques da etapa:
8º Ano – Tema: Automutilação ou Abuso Sexual Virtual
1º Lugar – EMEB Prefeito Henrique Liebl
• Turma: 8º Ano 2
• Alunas: Laura Helena Cordeiro, Amanda Paola Hubl e Isabela Aparecida Paes
• Professora: Flávia Alves
• Monitor de TI: Jonathan Willian Depin
• Vídeo: https://youtu.be/g7v9e5RmwCk
2º Lugar – EMEB Quiliano Martins
• Turma: 8º Ano
• Alunas: Manuella Minelli, Kessilin de Oliveira e Nicolly Martins Assumpção
• Professora: Rayane Rodrigues
• Monitor de TI: André Luiz Levandowski
• Vídeo: https://youtu.be/gwfbQiFlhJ0
3º Lugar – EMEB Aurora Siqueira Jablonski
• Turma: 8º Ano 1
• Alunas: Lavínia Michaela Langa, Maria Eduarda Oribka e Milena Portella da Silva
• Professora: Lediane Regina Mulbauer de Góes
• Monitora de TI: Andressa
• Vídeo: https://youtu.be/QCjf5jsEl2k
9º Ano – Tema: Empreendedorismo Digital ou Direitos Digitais
1º Lugar – EMEB Aurora Siqueira Jablonski
• Turma: 9º Ano 1
• Alunas: Sthefany Grosskopf, Maria Cecília Rocha e Maria Eduarda de Mello
• Professora: Lediane Regina Mulbauer de Góes
• Monitora de TI: Andressa
• Vídeo: https://youtu.be/ASmA97BAIew
2º Lugar – EMEB Quiliano Martins
• Turma: 9º Ano
• Alunas: Flavia Alessandra Tomaz, Laura Beatriz da Costa Oliveira e Laysla Cristina de Castro Gomes
• Professora: Rayane Rodrigues
• Monitor de TI: André Luiz Levandowski
• Vídeo: https://youtu.be/vzXSIcFCiV8
3º Lugar – EMEB Selma Teixeira Graboski
• Turma: 9º Ano
• Alunas: Camila Schoeffel, Laryssa Isabella Kurowsky e Eshley de Jesus Gloeden
• Professora: Alcione Terezinha Tureck Anhaya
• Monitor de TI: Michel Janesch
• Vídeo: https://youtu.be/I8d8S5915vg
A etapa final do concurso acontece nesta quarta-feira (26), com a apresentação dos trabalhos das turmas de 6º e 7º ano. A Prefeitura de Rio Negrinho destaca que o concurso contribui para fortalecer o uso seguro, ético e consciente da internet entre crianças e adolescentes.
A Secretaria Municipal de Educação também agradece o comprometimento de todos os alunos, professores e monitores envolvidos na iniciativa, que cresce a cada edição e reforça a importância da cultura digital no ambiente escolar.















