A Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres começou na segunda-feira, 29, em Brasília, reunindo mais de quatro mil participantes de todo o país. O encontro, organizado pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, marca a retomada do principal espaço de debate sobre igualdade de gênero após quase dez anos. A abertura contou com a presença do Presidente Lula.
Entre as vozes presentes está a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul, Ivana Pereira, que representa as trabalhadoras da região e Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCST-SC), contribui nas discussões que vão orientar o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência aborda questões como violência de gênero, participação política, saúde, educação e autonomia econômica.
A etapa nacional é resultado de uma grande mobilização, que envolveu mais de 156 mil mulheres em conferências locais, estaduais e livres.
Nesta quarta-feira, as participantes definem propostas que servirão de base para as ações futuras em defesa dos direitos das mulheres.
Na foto, ao centro a Ministra da Mulheres do Governo Federal, Márcia Lopes, e Ivana Pereira. Nas laterais as diretoras da Nova Central de Trabalhadores, Cátia Laurindo e Sonia Zerino.