
BRASIL. A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 trouxe uma mudança importante na forma de classificar a pressão arterial. A partir de agora, a aferição de 12 por 8 (120×80 mmHg) deixa de ser considerada pressão normal e passa a indicar um quadro de pré-hipertensão.
O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). O objetivo da reclassificação é identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar intervenções não medicamentosas para evitar a progressão da doença.
Segundo a nova diretriz, para ser considerada normal, a pressão precisa estar abaixo de 12 por 8. Já valores iguais ou superiores a 14 por 9 continuam sendo caracterizados como hipertensão nos estágios 1, 2 ou 3, dependendo da aferição feita em consultório.
Nas redes sociais, a SBC avaliou a atualização como fundamental para orientar a prática clínica. “Atualização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, destacou a entidade.






