Nossas Notícias

Unidades de ensino do Campo Lençol, em Rio Negrinho, encerram programação da Semana da Pessoa com Deficiência

Unidades de ensino do Campo Lençol, em Rio Negrinho, encerram programação da Semana da Pessoa com Deficiência

Unidades de ensino do Campo Lençol, em Rio Negrinho, encerram programação da Semana da Pessoa com Deficiência

RIO NEGRINHO. De 21 a 28 de agosto, foi comemorada a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No bairro Campo Lençol, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anjo Sapeca e a Escola Municipal de Educação Básica Integral (EMEBI) Professora Irene Olinda Teikfe Ribeiro realizaram uma série de atividades educativas, esportivas e de conscientização.

A programação contou com o “Encontros que Abraçam”, destinado aos pais de alunos da escola e do CMEI, com palestras conduzidas pelas psicopedagogas da Prefeitura Municipal, Lilian da Luz e Iliane Roeder. Os estudantes também participaram de palestras sobre prevenção ao bullying, ministradas pela professora do Atendimento Educacional Especializado, Valerie Celina Campos Cestrem.

Inclusão por meio do esporte

Nas aulas de Educação Física, os alunos vivenciaram modalidades paradesportivas, como vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e lançamento de disco. O encerramento da semana foi marcado por uma tarde esportiva especial, com foco no paratletismo. Para garantir a segurança, a diretora da escola, professora Isolete Machado Pscheidt, solicitou ao Departamento de Trânsito o fechamento da rua em frente à unidade escolar.

Os professores Marilene Miranda, Jéssica Cristina Witt e Yuri Renan Meidler lideraram o aquecimento com música e organizaram as corridas por turmas. Todos os docentes participaram ativamente, muitos correndo ao lado dos alunos.

Para simbolizar o esporte adaptado, os estudantes receberam números e competiram em duplas; os mais velhos participaram de provas em que um dos integrantes corria vendado, representando a modalidade destinada a pessoas cegas ou com baixa visão.

Atração especial

A abertura do evento contou com a participação da paratleta Ana Beatriz Campos de Campos, campeã estadual dos 400 metros rasos e vice-campeã nas provas de 100 e 200 metros rasos. Ela correu ao lado de alunos do 4º e 5º ano, inspirando os estudantes com sua trajetória no atletismo.

Inclusão na prática

A reportagem do Nossas Notícias esteve presente acompanhando as atividades, e conversou com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Valerie destacou a importância da iniciativa. “Essas ações garantem a inclusão e a conscientização na prática, mostrando o quanto é relevante apoiar, divulgar e acreditar que todos somos diferentes, mas unidos pela causa somos mais fortes”, citou.

Unidades de ensino do Campo Lençol, em Rio Negrinho, encerram programação da Semana da Pessoa com Deficiência

Unidades de ensino do Campo Lençol, em Rio Negrinho, encerram programação da Semana da Pessoa com Deficiência

Facebook
WhatsApp
Telegram