
SÃO BENTO DO SUL. Uma inovação na área da medicina regenerativa está ganhando destaque em São Bento do Sul. A clínica Verlan Cirurgia Plástica tornou-se a primeira em Santa Catarina a utilizar, em procedimentos médicos, o Lipocube Nano — uma tecnologia americana que extrai e filtra gordura corporal para aplicação de células-tronco mesenquimais.
A técnica permite o reaproveitamento da própria gordura do paciente, rica em células-tronco, em tratamentos corporais e estéticos. Esses procedimentos são indicados tanto para amenizar os efeitos do envelhecimento quanto para reparar danos em tecidos.
“É um método moderno, seguro e minimamente invasivo, que melhora o efeito reparador, proporciona uma aparência mais suave e natural e garante maior durabilidade”, explica o médico especialista em cirurgia plástica Jefferson Pires, diretor técnico da clínica.
As células-tronco mesenquimais têm alta capacidade regenerativa e são ideais para suavizar linhas de expressão, rugas e sulcos, além de devolver volume a áreas que sofreram perda com o tempo. Também contribuem para o clareamento de manchas causadas pelo sol e olheiras profundas, oferecendo um efeito de rejuvenescimento com aspecto natural.
Além da estética, a técnica também é aplicada na regeneração de cartilagem e ossos, beneficiando pacientes com osteoartrite, fraturas e lesões causadas por práticas esportivas. “É um nutriente do próprio organismo, que pode ser utilizado como célula multipotente com função terapêutica em várias áreas, inclusive na recuperação ortopédica”, ressalta Jefferson.
A aplicação pode ser feita tanto em consultório quanto em procedimentos cirúrgicos mais completos, e surge como uma alternativa natural ao uso de colágeno injetável e outros preenchedores sintéticos.
A chegada dessa tecnologia à cidade marca um avanço importante para a medicina em Santa Catarina, colocando São Bento do Sul na vanguarda da cirurgia plástica regenerativa no estado.





