Nossas Notícias

Engenheira sanitarista de Rio Negrinho está na 5ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, em Brasília

Engenheira sanitarista de Rio Negrinho está na 5ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, em Brasília

Engenheira sanitarista de Rio Negrinho está na 5ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, em Brasília

RIO NEGRINHO. A engenheira ambiental Thais Buggenhagen está em Brasília participando da 5ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, que ocorre até o dia 9 deste mês. Thais é a única representante do município entre os 40 delegados selecionados em Santa Catarina para o evento, reunindo lideranças ambientais de todo o país.

A conferência discute mais de 1,7 mil propostas divididas em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Apenas 100 propostas serão selecionadas ao final para compor o documento oficial entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e servirão de base para futuras políticas públicas e como referência para a COP30.

Thais chegou à capital federal na terça-feira (6) com o compromisso de representar os interesses da região serrana, muitas vezes negligenciada frente às demandas de centros urbanos e regiões litorâneas. “Sabemos que moramos em uma região diferente, e por isso era importante ter alguém da nossa região”, afirmou em entrevista ao portal Nossas Notícias.

Durante o processo seletivo da conferência, Thais foi a segunda mais votada em seu eixo temático. Entre suas principais pautas está a retirada do Artigo 10 da Política Nacional de Educação, que atualmente impede o reconhecimento da educação ambiental como disciplina formal nas escolas. “Quero derrubar esse artigo para que possamos ter a educação ambiental como uma matéria formal, com professores especializados. Isso geraria mais empregos na área e aprofundaria o conhecimento das futuras gerações sobre o meio ambiente”, explicou.

Além de defender propostas que beneficiem a região serrana, Thais também pretende aproveitar a conferência para articular contatos e captar recursos voltados ao fortalecimento da educação ambiental local. “Estamos ajudando o governo federal a entender o que os governos estaduais e municipais precisam e desejam. As decisões que tomarmos aqui vão refletir nas futuras políticas ambientais do Brasil”, concluiu.

Delegação de Santa Catarina.

Engenheira sanitarista de Rio Negrinho está na 5ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, em Brasília

Engenheira sanitarista de Rio Negrinho está na 5ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, em Brasília

Facebook
WhatsApp
Telegram