
SANTA CATARINA. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Cronos, que investiga um esquema de fraude em licitações da Prefeitura de Bocaina do Sul.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o grupo suspeito utilizava um truque para adulterar a contagem de horas trabalhadas por veículos, máquinas e equipamentos, leves, médios e pesados. Com isso, conseguiam apresentar propostas mais vantajosas e vencer os editais, mesmo com prestação de serviço inferior ao contratado.
As fraudes consistiam na instalação de dispositivos para falsificar os dados de operação das máquinas. O objetivo era simular que os veículos trabalharam por mais tempo do que o real, superfaturando os serviços prestados ao município.
A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Lages. A ação contou com o apoio técnico da Polícia Científica, que vai ajudar a analisar os equipamentos e documentos apreendidos.
O prejuízo aos cofres públicos ainda está sendo calculado, e a investigação corre sob sigilo judicial.
A Operação Cronos segue em andamento, e os próximos passos da apuração devem revelar o envolvimento de servidores públicos e empresas contratadas.