
RIO NEGRINHO. Na tarde desta quarta-feira (26), a Associação de Moradores dos bairros Vila Nova e Industrial Sul recebeu a presença do renomado professor Alésio dos Passos Santos, mais conhecido como o “Bruxo das Plantas”. Especialista em plantas medicinais, Alésio trouxe uma palestra repleta de conhecimento, interação e bom humor. O evento também contou com a presença do deputado Padre Pedro Baldissera (PT).
Cerca de 75 pessoas participaram da palestra, aproveitando a oportunidade para tirar dúvidas e aprender sobre o uso correto das plantas medicinais. Durante sua apresentação, Alésio ressaltou a importância de resgatar o conhecimento popular sobre ervas medicinais e combiná-lo com a ciência.
“As plantas medicinais fazem parte da cultura de todos os povos do mundo. Todo mundo se curava com plantas antes da farmácia moderna. Precisamos conhecer aquelas que estão próximas de nós e entender seus benefícios”, explicou o professor.
Ele também destacou algumas plantas que podem ser encontradas facilmente na região sul do Brasil, como a beldroega (rica em ômega-3), o dente-de-leão, o aça-peixe e a água satômica, ressaltando que muitas delas têm eficácia comprovada tanto pela ciência quanto pelo uso popular.
Conhecimento para todas as gerações
Além de moradores interessados no assunto, profissionais da saúde também acompanharam atentamente a palestra. O professor enfatizou a necessidade de pesquisas científicas mais aprofundadas sobre o tema e reforçou que o Brasil ainda carece de estudos sobre a eficácia das plantas medicinais.
Lucas Liebl, professor de História e um dos participantes mais ativos do evento, destacou a relevância do tema. “A palestra foi muito importante para meu conhecimento pessoal, pois me interesso pelo assunto, mas também como professor. Transmitir essas informações para as futuras gerações é essencial para manter o contato com a terra e preservar esse saber popular”, citou.
No final da palestra, as pessoas presentes receberam mudas de plantas que foi disponibilizada pela associação e que é cultivada ali mesmo no horto.
Alésio dos Passos é autor de diversos artigos sobre plantas medicinais e mantém um acervo com cerca de 960 espécies em sua casa, em Florianópolis. Ele também realiza capacitações para profissionais da saúde e atende dúvidas pelo WhatsApp e redes sociais.
Quem quiser acompanhar seus conteúdos pode segui-lo no Instagram e Facebook como “Alésio, Bruxo das Plantas”. Para contato direto, ele disponibiliza o telefone: (48) 99992-0608.













