
SANTA CATARINA. Uma operação conjunta entre as forças de segurança desarticulou um grupo criminoso especializado no golpe do bilhete premiado em Balneário Camboriú. Três suspeitos, incluindo uma mulher grávida, foram presos em flagrante nesta quarta-feira (26). A quadrilha já teria feito pelo menos 29 vítimas no estado apenas neste ano.
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE) de Joinville, recebeu informações da Polícia do Rio Grande do Sul sobre criminosos investigados naquele estado que estavam aplicando golpes no litoral catarinense. Com o apoio da Guarda Municipal de Balneário Camboriú e do Setor de Inteligência da 6ªDPRI de Passo Fundo (RS), os suspeitos foram localizados e detidos.
A quadrilha fez uma idosa de 64 anos perder R$ 79 mil em transferência bancária, além de R$ 5 mil em espécie e cheques assinados. Uma das golpistas, que está grávida, abordou a vítima pedindo ajuda e contou uma história comovente. Durante a conversa, afirmou que possuía um bilhete premiado no valor de R$ 3,6 milhões, mas que não poderia retirar o prêmio. Nesse momento, outra mulher entrou na conversa e sugeriu que a vítima pagasse uma quantia para ajudá-la, em troca do bilhete.
Convencida, a idosa sacou o dinheiro e fez uma transferência bancária, enquanto os criminosos fugiram em seguida.
Na terça-feira (25), um caso semelhante foi registrado. Outra senhora foi abordada por um homem que dizia ter um bilhete premiado de R$ 10 milhões. Com a ajuda de uma comparsa, ele convenceu a vítima a sacar R$ 4 mil e entregou cartões de crédito à quadrilha.
A troca de informações entre as polícias do RS e SC permitiu a identificação dos veículos usados pelos criminosos.
O golpe do bilhete premiado é uma fraude antiga, mas que tem crescido nos últimos anos, principalmente contra idosos. Os chamados “bilheteiros” fazem as vítimas acreditarem que têm acesso a um prêmio valioso, mas exigem dinheiro para sua liberação.






