
SANTA CATARINA. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) revelou detalhes sobre algumas das prisões realizadas em Joinville durante a Operação Nexus, deflagrada na manhã desta quarta-feira (18). A operação mirou um grupo criminoso suspeito de furtar mais de 100 caminhonetes de luxo em diversas cidades do estado.
Por volta das 6h30, no bairro Paranaguamirim, policiais do Tático, do 1º Batalhão de Pronta Resposta, cumpriram um mandado de prisão temporária contra um jovem de 18 anos, que já possuía antecedentes por tráfico de drogas e receptação. No mesmo local, um mandado de busca resultou na apreensão de 250 gramas de maconha e um celular.
Pouco depois, às 6h40, no bairro João Costa, policiais do 17º Batalhão e do Canil Setorial prenderam uma mulher de 29 anos, com passagem por receptação, e um homem de 31 anos, com antecedentes por furto. Na residência, além de cumprir o mandado de prisão, foram apreendidos, um revólver calibre .32 com seis munições; R$ 366 em dinheiro; quatro celulares; três balanças de precisão; 16 porções de maconha ou skank; 57 comprimidos de ecstasy; 06 porções de cocaína e embalagens para acondicionar drogas.
Todos os detidos e materiais apreendidos foram encaminhados à Central de Polícia para os procedimentos legais.
A Operação Nexus, liderada pela Polícia Civil (PC) por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), mobilizou 150 policiais para cumprir 33 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão em Joinville, Araquari e Itajaí.
O grupo é acusado de furtar caminhonetes de luxo em cidades como Penha, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, além de adulterar veículos e praticar extorsão. A ação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) já permitiu a recuperação de mais de 80% dos veículos furtados.




