BRASIL. O país foi surpreendido nesta noite (13) pela notícia de explosões na Praça dos Três Poderes, nas proximidades do prédio Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF).
Ainda não há detalhes exatos sobre como tudo teria ocorrido, mas em nota oficial o STF adiantou algumas informações.
“Foram ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança, da mesma forma que os servidores e colaboradores, que também foram retirados por medida de cautela”.
Um carro registrado em nome de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados e de acordo com informações da Polícia Militar, o veículo tinha uma espécie de bomba amarrada com tijolos.
Os bombeiros confirmaram a morte de uma pessoa, mas não revelaram sua identidade. Segundo a Agência Brasil, a família de França reconheceu o carro pelas imagens da televisão e também afirmou que o filho dele recebeu uma ligação sobre um acidente sofrido pelo pai em Brasília.
Porém, até o momento dessa publicação ainda não há uma confirmação exata de que foi o catarinense que perdeu a vida nem se ele de fato estaria envolvido na ocorrência, apesar das postagens que fez em seu Facebook (vide abaixo).
Tiu França foi candidato a vereador em Rio do Sul pelo Partido Liberal (PL) em 2020, quando recebeu 98 votos.
No final da tarde de hoje ele fez várias publicações em seu Facebook, com mensagens que estariam adiantando as explosões. França inclusive divulgou uma foto de uma visita à Câmara dos Deputados. “Deixaram a raposa entrar no galinheiro”, escreveu na introdução da legenda da imagem (confira em uma das imagens abaixo).