REGIÃO. Novembro Azul é o mês de conscientização da saúde do homem, se falando mais especificamente sobre o câncer de próstata. Essa campanha tem como objetivo incentivá-los a fazer os exames preventivos, pois a doença, diagnosticada já na fase inicial, tem mais chances de ser curada.
Buscando trazer mais informações a nossos seguidores, a reportagem do Nossas Notícias conversou com o médico urologista Dr. Daniel Joaquim Coutinho, que atende em Rio Negrinho, no Centro Médico ( Rua do Seminário, 131/em frente à Escola Manuel da Nóbrega) e em São Bento do Sul, e contou o porque da importância da iniciativa.
Confira a entrevista:
Nossas Notícias: O que é o Novembro Azul e porque ele é importante?
Dr. Daniel: Esse mês é dedicado a um conjunto de ações pra incentivar o homem a ir ao médico. O objetivo é ver sua saúde como um todo, porém o principal destaque, sem dúvida, são as medidas de prevenção do câncer de próstata.
Nossas Notícias: Qual é a faixa etária mais recomendada para os homens começarem a fazer exames preventivos?
Dr. Daniel: A recomendação é iniciar com 50 anos, mas quando existe histórico na família, a orientação é começar aos 45. A frequência dos exames é anual.
Nossas Notícias: Quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata?
Dr. Daniel: O principal é a hereditariedade, ou seja, o histórico familiar, principalmente quando já há caso de pai ou irmão na família.
Nossas Notícias: Quais sintomas os homens devem observar e que podem ser um sinal de alerta?
Dr. Daniel: O câncer de próstata, quando na fase inicial, é uma doença silenciosa. O paciente não sente nada, mas com o passar do tempo as primeiras alterações são percebidas na urina, com o jato urinário fraco, dificuldades para urinar, urinar com frequência e também com a presença de sangue.
Nossas Notícias: O exame de toque retal ainda é necessário? Como é realizado e por que é importante?
Dr. Daniel: Sempre são realizados dois exames: o PSA, que é um exame de sangue realizado no laboratório e o exame do toque retal, que é realizado pelo médico durante a consulta. É necessário fazer os dois. O exame retal é rápido, simples, indolor e extremamente importante, pois há casos que só são detectados no toque retal.
Nossas Notícias: Existem alternativas aos exames tradicionais para a detecção do câncer de próstata?
Dr. Daniel: Quando os resultados do toque retal ou PSA estão alterados, provavelmente serão solicitados mais exames. Existe, por exemplo, a Ressonância Nuclear da próstata e pode ser solicitada também uma biópsia.
Nossas Notícias – Quais são os tratamentos disponíveis para quem é diagnosticado com câncer de próstata?
Dr. Daniel: Nos casos de câncer de próstata localizada, no tratamento padrão existem duas modalidades, que são a prostectomia radical e a radioterapia. Nesses casos é feito o tratamento curativo, porém quando são situações mais avançadas, é necessário entrar com medicações para retardar a doença.
Nossas Notícias – Além do câncer de próstata, que outras questões de saúde masculina o Novembro Azul aborda?
Dr. Daniel: Neste mês em especial, a idéia é que os homens procurem o médico para avaliar a saúde como um todo. Existem as questões com a parte cardiovascular, que seria o controle da pressão; os cuidados com a parte metabólica, que seriam por exemplo, a diabetes. Tem também a parte sexual, para verificar como estão os níveis hormonais, porém o destaque mesmo é para o câncer de próstata.
Nossas Notícias – Que tipo de hábitos e estilo de vida podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e outros problemas de saúde masculina?
Dr. Daniel: Os principais hábitos no dia a dia que diminuem a incidência do câncer de próstata ou qualquer outro tipo de câncer são não fumar, diminuir os consumos de álcool e cuidados com a alimentação, buscando sempre manter o peso ideal.
Nossas Notícias – Como incentivar os homens a perder o medo ou preconceito de fazer exames preventivos?
Dr. Daniel: O principal ponto pra incentivá-los é eles terem o conhecimento de que esse câncer, de quando diagnosticado na fase inicial, ainda tem cura.
Nossas Notícias – Quais são as taxas de cura para o câncer de próstata, se detectado precocemente?
Dr. Daniel: Para pacientes com a doença em uma fase inicial, a ideia é buscar um tratamento curativo com taxas de cura em torno de 90%.
Nossas Notícias – Existe alguma relação entre a saúde mental e a prevenção de doenças masculinas?
Dr. Daniel: Estar com a saúde e exames em dia, com a consciência de que seu corpo está bom, sem nenhuma evidência de câncer, … tudo isso traz segurança e um bem estar, refletindo em uma saúde mental muito positiva. Por isso, não deixe de se cuidar!!