Nossas Notícias

Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda consultar site da Anvisa antes de comprar medicamento em redes sociais

BRASIL. Muitos medicamentos, para várias doenças, são oferecidos principalmente em redes sociais. Ditos “naturais”, esses produtos são vendidos apenas por quem faz o anúncio, muitas vezes usando, de forma irregular, o nome e imagem de médicos conhecidos.

Além de usarem esse artifício, também costumam dizer que o medicamento é autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão governamental responsável por promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.

Para serem comercializados no país, diversos artigos dependem de autorização da Anvisa, entre eles medicamentos, alimentos, cosméticos e produtos para a saúde em geral, dentre outros.
No caso do diabetes, há uma infinidade de produtos sendo oferecidos na internet.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda que, antes de comprar qualquer medicamento online, a pessoa faça uma consulta ao Sistema de Consultas da Anvisa para checar se o produto está de fato regularizado junto ao órgão. O endereço para consulta é o link https://consultas.anvisa.gov.br/#/.

“O maior problema desses medicamentos sem registro é que os pacientes podem acreditar que eles realmente vão curar o diabetes e interromperem o tratamento indicado pelo médico”, explica dr. Ruy Lyra, presidente da SBD.

“Sem tratamento adequado, o diabetes pode trazer inúmeras complicações, como problemas cardíacos e renais, cegueira e amputação de membros inferiores (região das pernas)”, alerta.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram