MUNDO. O avião presidencial, que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pousou em segurança na Cidade do México na noite desta terça-feira (1º), após um problema técnico verificado pouco após a decolagem.
O incidente obrigou a aeronave a permanecer no ar por mais de quatro horas, dando voltas ao redor do aeroporto, até que fosse possível pousar com o tanque de combustível mais leve.
De acordo com uma fonte do governo brasileiro, o problema foi resolvido ainda no ar, mas foi necessário gastar combustível antes de realizar o pouso. Dezesseis pessoas estavam a bordo, incluindo autoridades, ministros e a tripulação.
Lula viajou ao México para participar da posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.
Após o pouso, ele embarcou no avião reserva da Presidência, que sempre acompanha o principal em missões internacionais. O presidente deve retornar a Brasília ainda hoje.
Uma das hipóteses consideradas para o problema técnico é que um pássaro teria colidido com uma das turbinas da aeronave, um Airbus A319CJ, modelo VC-1, que tem capacidade para voar 11 mil quilômetros e acomoda até 45 passageiros. Fabricado na Alemanha, o avião, que custa cerca de R$ 500 milhões, conta com uma suíte presidencial, além de outras acomodações de luxo.