Nossas Notícias

Mudança climática vem afetando a produção do mel de melato da bracatinga em região que inclui Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul

REGIÃO. Em meio aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a produção do Mel de Melato da Bracatinga no Planalto Sul Brasileiro, uma região que inclui as cidades de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul, enfrenta adversidades crescentes. Este mel único é fruto de uma interação ecológica exclusiva, altamente sensível às variações climáticas.

Caroline Maciel da Costa, zootecnista e executiva da Indicação Geográfica do Mel de Melato da Bracatinga, destaca a severidade dos impactos climáticos.

“A produção deste ano foi significativamente prejudicada pelo calor extremo”, explica ela, que recentemente participou de uma live do projeto Vivências Rurais e compartilhou as informações.

Segundo a especialista, as flutuações climáticas desregulam o ciclo natural das flores, interferindo diretamente na disponibilidade de recursos para as abelhas e na atividade das cochonilhas.

A produção deste mel envolve um processo único: as cochonilhas se alimentam da seiva das bracatingas e excretam um líquido adocicado. As abelhas, então, coletam este líquido e o transformam em mel, que é armazenado nas colmeias. Este mel não provém do néctar das flores, mas sim da seiva das árvores após digestão da cochonilha, o que lhe confere características distintas e um sabor especial, com maiores teores de sais minerais, como potássio e magnésio, e menor teor em açúcares quando comparados a méis da mesma região.

Os apicultores locais estão adaptando suas práticas para enfrentar essas adversidades, implementando estudos para proteger e otimizar o ambiente de bracatingais e das abelhas.

“Estamos empenhados em preservar esta interação ecológica, essencial não apenas para a produção do mel, mas também para a conservação da biodiversidade local”, acrescenta Caroline.

Ela frisou que este cenário ressalta a importância de práticas agrícolas sustentáveis e a necessidade urgente de discussões sobre mudanças climáticas, especialmente no contexto do projeto Vivências Rurais, que promove a valorização das peculiaridades regionais e o desenvolvimento sustentável através de Indicações Geográficas como a do Mel de Melato da Bracatinga.

A região do Planalto Sul, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com suas características únicas e altitudes elevadas, oferece um exemplo palpável de como o ambiente local pode definir a qualidade e a sustentabilidade de produtos agrícolas tradicionais.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram