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Rio Negrinho: “medida não vale para atendimentos no Pronto Socorro”, esclarece interventor da Fundação Hospitalar


RIO NEGRINHO. Uma postagem veiculada no Facebook da Fundação Hospitalar nesta quarta-feira (21), com informações sobre novas regras de atendimento que a unidade de saúde pretende implantar a partir do próximo dia 1º de setembro, teve bastante repercussão nas redes sociais, rendendo dezenas de comentários criticando a decisão.

Conforme a publicação, cuja imagem ilustra essa matéria, a partir da data anunciada, “todos os pacientes que necessitarem de atendimento deverão apresentar, obrigatoriamente, o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.) e comprovante de residência atualizado”. De acordo com o texto, a iniciativa busca “garantir a qualidade e agilidade no atendimento”.

Algumas horas depois, nos stories da instituição também no Facebook, foi postado outro comunicado, informando que a apresentação dos documentos é necessária para atualização de cadastro.

Dentre vários comentários de desaprovação nas próprias redes do hospital, um internauta escreveu: “agora me diga como que as pessoas que estão no trabalho passando mal, ou que se acidentam no trânsito, vão levar comprovante de residência? Isso vai dar confusão”.

Buscando respostas para as várias perguntas que “ficaram no ar” diante da publicação, nossa reportagem conversou com Anderson Godoy, atual interventor da FHRN, que esclareceu os fatos.

“A Lei 8080/90 determina o atendimento universal na porta de entrada de urgência e emergência. A pessoa chegando no Pronto Socorro, será atendida, independentemente da apresentação dos documentos”, garantiu, afirmando que não haverá prejuízo a quem buscar o hospital.

Questionado pelo Nossas Notícias para qual situação valeria a nova regra, Godoy explicou que o procedimento já é padrão, para atualização cadastral, mas que basicamente se aplica para o atendimento na recepção geral, não do Pronto Socorro.

“A apresentação desses documentos (de forma obrigatória) vale para atendimentos que não são de urgência e emergência, como internações e consultas, por exemplo”.

Ele finalizou adiantando que vai pedir para que a postagem seja ajustada, com a inclusão das explicações detalhadas.

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