Nossas Notícias

Rio Negrinho: grupo de candidatos de concurso da prefeitura questiona informação em edital; empresa garante que todas as orientação foram divulgadas corretamente

Foto: Katia de Oliveira/Nossas Notícias


RIO NEGRINHO. Um grupo de candidatos do concurso público da prefeitura, cujas provas ocorreram neste domingo (16) pela manhã, procurou a reportagem aqui do Nossas Notícias para questionar a divulgação do horário de fechamento dos portões da Escola Manoel da Nóbrega, onde também ocorreu o certame (o outro local foi a Escola Aurora Siqueira Jablonski).

A reportagem esteve no local, onde conversou com o grupo, que contava com pessoas de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Araquari. Também conversamos com Joel Licoski, coordenador de eventos da Public Job, empresa responsável pela realização do concurso.

Os integrantes do grupo alegaram que no edital de abertura do certame constava apenas a data da prova e disseram que na Área do Candidato constava o local, sala e horário da prova, além da orientação para chegada 30 minutos antes do início do teste. Porém, não o horário de quando os portões seriam fechados.

Uma das candidatas disse que chegou na Escola Manoel às 08h41 e não teve como entrar. Segundo ela e outros membros do grupo, houve pessoas que também teriam chegado, encontrado a mesma situação e ido embora.

“Acreditamos que o horário de fechamento dos portões deveria já constar no primeiro edital, através do qual estavam também os detalhes para o pagamento das inscrições, bem como demais informações. É dessa forma que sempre vimos funcionar. Ficamos um bom tempo em frente à escola, sem ter ninguém que nos desse alguma informação. Seria importante ter ficado alguém ali fazendo orientações para os candidatos. No final, fomos tratados como irresponsáveis que não leram as informações”.

O que diz a empresa

Licoski garantiu que todas as informações foram divulgadas corretamente.

“O Ato 6 da publicação oficial referente ao concurso e que está no site da empresa, se chama Convocação para Realização de Provas Objetivas. Ali constaram todas as informações para os candidatos, incluindo o horário de fechamento dos portões. Essa informação apareceu também no Comprovante de Inscrição, para todos os que imprimiram o documento. No Manual do Candidato também estava registrado que o Comprovante deve ser apresentado para ingresso em sala de prova. Quando o candidato se inscreve em um concurso e clica em ‘Li e aceito’ assume que vai ler todos os atos, essa é uma responsabilidade de cada um. Conforme estava determinado nos documentos, às 08h40, a empresa e a comissão da prefeitura que fiscaliza os trabalhos realizaram o fechamento do portão, bem certinho. Não tinha ninguém na rua e não deixamos ninguém de fora”.

Palavras dos candidatos

Eles disseram que consideram que nesta situação não houve ninguém 100% certo.

“Apesar de a informação estar realmente em outros locais, deveria ter mais clareza e não informações em locais diferentes”.

Conforme Liscovski, foram registradas cerca de 1,1 mil inscrições para o concurso. Segundo o edital, a seleção contou com vagas para início imediato e para cadastro reserva. Os salários variam entre R$ 1.744,52 e R$ 16.928,07.

“Minha função foi aplicar a prova e garantir que o evento saia conforme o edital. A empresa realiza concursos em vários lugares, não tem nenhum problema com o MP e nenhuma condenação na justiça”, frisou.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram