Um morador da Vila Itoupava, em Blumenau, acaba de completar 105 anos de vida. A festa para celebrar o aniversário de Domingo Jose Tamasia ocorreu neste fim de semana e foi marcada pela reunião da família — que, por sinal, não é nem um pouco pequena. Ele criou 12 filhos, e hoje são 31 netos, 54 bisnetos e 7 tataranetos.
Durante o evento, seu Zé, como é carinhosamente chamado, esbanjou disposição e fez questão de dançar a valsa com as filhas. Nem de longe se imagina que há um mês ele teve dengue e Covid-19, mas enfrentou as doenças como um guerreiro e não se deixou abalar.
Quando fez 100 anos, em 26 de maio de 2019, o NSC Total Blumenau conversou com o idoso sobre qual é o segredo para uma vida longa, saudável e feliz. Na época, seu Zé chegou a brincar que já tinha vivido muito, mas nem pensava que ainda teria muito mais pela frente.
— Está super bem e lúcido — conta o neto Emerson Tamasia.
Brusquense, há 40 anos ele tem como refúgio a Vila Itoupava. Contrário aos excessos da vida, defende que amor e carinho são as únicas coisas liberadas em doses ilimitadas. Assumido namorador quando jovem, teve três casamentos. Dona Bernardina, a última grande paixão, partiu em 2021, aos 87 anos.
As perdas da vida o impactaram, mas não tiraram o brilho pela vida. “É uma família grande e linda. O que podemos perceber é com o passar dos anos, ele teve tristezas, como perder suas esposas, já perdeu irmãos, já perdeu filhos, já perdeu netas, amigos, mas ele tem muito amor em volta dele, o que é um grande combustível para viver dia após dia”, escreveu a neta Laís Wroblewski na festa do avô.
Via: NSC Total