Nossas Notícias

Defesa Civil prevê enchente em Rio do Sul e abre os primeiros abrigos na cidade

A prefeitura de Rio do Sul informou que prevê uma enchente na cidade ainda neste sábado (18). Segundo a Defesa Civil, se a chuva apontada pelos modelos meteorológicos se confirmar, o nível do Itajaí-Açu pode alcançar entre 7,5 e 8,5 metros. Com isso, moradores das áreas mais baixas são atingidos. De acordo com o diretor do órgão, Renato Abreu, dois abrigos já foram abertos.

Algumas ruas de Rio do Sul começam a alagar quando a água atinge os 7 metros. Ao meio-dia, quando o Itajaí-Açu estava em 5,79 metros, o acesso à Rua Wenceslau Borini pela ponte sobre o ribeirão Ximbica já estava interditado. Com 7,5 e 8 metros já começa a atingir casas.

A recomendação é que os moradores dessas áreas se preparem para uma enchente e, se necessário, procurem os abrigos. As duas estruturas abertas ficam nos bairros Bela Aliança e Taboão, os mais suscetíveis a inundações.

A chuva na região já ultrapassou os 120 milímetros nas últimas 24h e a previsão é de mais chuva ainda para este sábado. No domingo, o volume deve diminuir consideravelmente. O nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, assim como o das barragens e a cota de inundação por ruas, pode ser acompanhado no site oficial da Defesa Civil de Rio do Sul. Emergências devem ser comunicadas no telefone 199.

BarragensAo meio-dia, a barragem de Taió estava com as sete comportas fechadas para reter a água da chuva. O percentual de ocupação do reservatório era de 2,6%.

Já a barragem de Ituporanga, uma comporta está fechada e as outras quatro abertas. Elas não podem ser fechas porque estão passando por manutenção em virtude dos estragos provocados nas enchentes do ano passado. Ainda assim, a estrutura contém parcialmente a chuva, pois a vazão da água que passa pelos dutos abertos é menor do que se a passagem fosse direta.

Via: NSC Total

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram